Quais são as principais posições cirúrgicas?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

São eles:

  • Posição supina;
  • Posição prona;
  • Posição lateral;
  • Posição dorso sacral/posição litotômica;
  • Posição genucubital/posição sobre cotovelos e joelhos;
  • Posição de cadeira de praia.

O posicionamento cirúrgico tem como principal finalidade promover o acesso ao sítio cirúrgico e deve ser realizado de forma correta para garantir a segurança do paciente e prevenir complicações.

Posição de Fowler é uma manobra que coloca o paciente parcialmente sentado, por meio da elevação da cabeceira da maca a um ângulo entre 45° e 60°.

A posição prona é uma manobra utilizada para combater a hipoxemia nos pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo. Apesar de hoje ser considerada um modo eficaz de melhorar a oxigenação, os mecanismos fisiológicos que levam à melhora da função respiratória ainda não estão completamente esclarecidos.

No caso da posição supina, sua finalidade é permitir a visualização de uma espécie de fotografia interna da área posterior do corpo. Isso porque é o dorso que fica mais próximo à chapa fotossensível do equipamento de raio X, destacando principalmente os ossos da coluna e costelas.

Posição ginecológica (ou de litotomia) É utilizada para o acesso aos órgãos pélvicos e geni tais. O paciente é colocado em posição dorsal; a seção dos pés da mesa cirúrgica é abaixada completamente, e os membros inferiores são elevados e abduzidos em perneiras metálicas, para haver exposição da região perineal.

Os Tempos Cirúrgicos são manobras consecutivas realizadas pelo cirurgião desde o início até o término da cirurgia.
...
Possuem 4 tempos:

  • A Diérese;
  • A Hemostasia;
  • A Exérese;
  • E a Síntese.

Existem dois tipos de diérese: Incisão: ato de separar os tecidos com corte, e divulsão: ato de separar os tecidos sem corte. Consiste na primeira etapa da cirurgia, sendo seguida pela hemostasia e síntese. Se implicar retirada de tecido ou de órgão, pode ser chamada de exérese.

Decúbito Trendelenburg
É uma variação da posição de decúbito dorsal, onde a parte superior do dorso é abaixada e os pés são elevados. Mantém as alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal.

Posição de Sims é uma variação do decúbito lateral, em que o paciente afasta um pouco as pernas, flexionando a que estiver por cima. Parece complicado, mas não é. Basta lembrar que o decúbito lateral se refere à pessoa deitada de lado, seja voltada para a direita ou esquerda.

Decúbito dorsal, ventral e lateral
Assim fica mais fácil gravar: Decúbito dorsal = paciente deitado sobre o dorso. Decúbito ventral = paciente deitado sobre o abdômen. Decúbito lateral = paciente deitado do lado esquerdo ou direito.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
Posição horizontal do corpo em repouso. EXPRESSÕES Decúbito dorsal , Med : posição de quem está deitado de costas, apoiado pelo dorso. Decúbito lateral , Med : posição do corpo apoiado em um plano horizontal de qualquer um dos lados.

Caudal significa que está relacionada aos pés ou cauda, em direção aos pés ou a cauda e indica também direção. Veja o exemplo: Leve suas mãos em direção à cabeça (cranial). Leve suas mãos em direção aos pés (caudal).

Em anatomia humana e animal são usados três planos elementares:

  • O plano sagital é um plano paralelo à linha sagital. ...
  • O plano frontal ou coronal divide o corpo nas porções anterior (frente) e posterior (costas).
  • O plano transversal divide o corpo nas porções cranial (superior) e caudal (inferior)

Posição supina ou decúbito dorsal: O paciente se deita de costas preservando o alinhamento da coluna vertebral; as extremidades inferiores em extensão ou ligeiramente flexionadas para permitir o relaxamento dos músculos abdominais.

A mudança de decúbito é definida como a mobilização do idoso no leito realizada com uma frequência, estabelecendo uma padronização e rotatividade das posições e, consequentemente, evitando a sobrecarga de pressão em uma determinada área da pele por um período prolongado.