Quais são as principais obras da literatura contemporânea?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 9 votos

10 livros para conhecer a literatura contemporânea brasileira

  1. Torto arado (2019), de Itamar Vieira Junior. ...
  2. A ocupação (2019), de Julián Fuks. ...
  3. Pequeno manual antirracista (2019), de Djamila Ribeiro. ...
  4. O verão tardio (2019), de Luiz Ruffato. ...
  5. O homem ridículo (2019), de Marcelo Rubens Paiva.

A literatura contemporânea brasileira é caracterizada pela mistura de tendências das escolas literárias anteriores. Ela surge em um período pós moderno conflitante e plural, trazendo marcas de seu contexto histórico e movimentos de ruptura, inovação e ressignificação para a prosa e poesia.

Conheça 7 Escritores Brasileiros Contemporâneos

  • Antônio Xerxenesky. Obras publicadas.
  • Julián Fuks. Obras publicadas.
  • Raphael Montes. Obras publicadas.
  • Lucas Verzola. Obras Publicadas.
  • Daniel Galera. Obras publicadas.
  • Cristina Judar. Obras publicadas.
  • Eduardo A. A. Almeida. Obras publicadas.

Sua leitura é imprescindível, pois, além de ser prazerosa, contribui para o enriquecimento intelectual e cultural de cada leitor, desenvolvendo seu senso crítico e despertando-o para novas experiências.

Literatura Contemporânea
Destaca-se pelo equilíbrio entre o experimentalismo e o realismo. Entre os principais representantes, destaca-se, principalmente, o Prêmio Nobel José Saramago. Uma de obras mais conhecidas, Ensaio sobre a Cegueira, foi adaptada para o cinema pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles.

Quais são os 5 principais clássicos da literatura brasileira?

  1. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Escrito por Machado de Assis, em 1881, esse livro marca uma transição no trabalho do autor — que passa do romantismo para o estilo realista. ...
  2. Grande Sertão: Veredas. ...
  3. Morte e Vida Severina. ...
  4. Dom Casmurro. ...
  5. O Cortiço.

Camões, Eça de Queiroz, Teófilo Braga, Bocage, Garret, Feliciano de Castilho, Herculano e Pessoa (e seus heterônimos) nos tornam isso bastante claro. Mas não é só do passado que vive a Literatura Lusa. Menos produtivo e menos divulgado, o século XX tem também seus ícones.

a Carta de Pero Vaz de Caminha

O primeiro documento produzido no Brasil, a Carta de Pero Vaz de Caminha, é considerado também como o primeiro texto literário do Brasil, embora tenha sido escrito por um português.

A literatura contemporânea brasileira consiste nas obras produzidas entre as últimas décadas do século XX e o momento atual e tem como principal característica a mistura de tendências estéticas. É uma literatura que se aproxima do Modernismo no aspecto formal, já que propõe a flexibilização das formas fixas.

Resumo: A poesia brasileira contemporânea recorre ao conceito de tradição para estabelecer a comunicação entre tempos e autores diferentes. Ao mesmo tempo, está inserida na busca pela criação e pela experiência – aliada à tradição e à linguagem – que seus autores emprestam às obras.

Os gêneros literários são: narrativo (contação de histórias), lírico (expressão subjetiva de ideias e emoções) e dramático (instruções para a encenação teatral). A literatura pode ser narrativa, poética ou teatral. Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático.

Tendências Contemporâneas são manifestações artísticas que surgiram no final do século XX, e perduram até hoje. Um dos primeiros nomes dessa tendência é Ariano Suassuna, autor de “O Auto da Compadecida”.

A literatura brasileira contemporânea tem múltiplos aspectos mas, em geral, é focada na vida urbana e em algumas de suas características: a solidão, a violência, as questões políticas e o controle da mídia.

Pós-modernismo

Pós-modernismo (1950 até hoje)
A escola Pós-modernismo é a que vivemos atualmente.

Ao todo, existem 14 escolas literárias no mundo e no Brasil, são elas: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas (Pós Modernismo).

1. Conceição Evaristo. Romancista, poeta e contista, Conceição Evaristo é um grande expoente da literatura contemporânea. Já foi homenageada como Personalidade Literária do Ano pelo Prêmio Jabuti 2019 e vencedora do Prêmio Jabuti 2015.