Quais são as principais nações do Candomblé?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Os candomblecistas (nome que se dá aos adeptos do candomblé) dividem-se em nações, entre as quais a congo, nagô, angola, ijexá, jeje e ketu. As nações são segmentos da religião e se diferenciam entre si por seus rituais, canções e vestimentas.

A Nação possui doze orixás começando do Bará ao Oxalá: Bará, Ogum, Iansã, Xangô, Ode, Otim, Oba, Xapanã, Oxum, Iemanjá e Oxalá. Os orixás são entidades/ deuses equivalentes ao ponto de força da natureza.

Mawu

Mawu é o Ser Supremo dos jejes e fons. Lissá que é masculino, e também corresponsável pela Criação.

Uma das razões para isso é o sincretismo religioso forte, então para o Censo, o Rio Grande do Sul é o estado que a proporção de umbandistas e candomblecistas é maior no país.

Candomblé Ketu (pronuncia-se queto) é a maior e a mais popular “nação” do Candomblé, uma das Religiões afro-brasileiras. No início do século XIX, as etnias africanas eram separadas por confrarias da Igreja Católica na região de Salvador, Bahia.

No Brasil, Irocô é considerado um orixá e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação Queto. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos. Raramente se vê Irocô manifestado. Para alguns, possui fortes ligações com os orixás chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiê e Oxumarê.

O Deus único do Candomblé pode variar de acordo com a região africana de origem. Para os Ketu é Olorum, entre os Bantus é Nzambi e para os Jeje é Mawu.

Conhecendo os Orixás da Umbanda: Oxalá, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxum, Iemanjá, Iansã.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.

Iemanjá: a orixá mãe de todos os orixás - é a senhora das águas salgadas, marés e oceanos. Nanã: orixá origem de todos - mais velha entre eles - senhora dos pântanos, águas profundas e nevoeiros. Oxalá: o orixá pai da humanidade, que tem um espírito criador - é respeitado e reverenciado pelos demais.

Existem três nações candomblecistas e cada uma cultua um deus. A nação Ketu cultua Olorum, a nação Bantu, NZambi e a nação Jeje cultua Mawu.

Para os jêjes, Iemanjá é Aziri Kaia. A nação Angola a chama de Kaiala. Os ketus, iorubanos, a chamam principalmente de Iemanjá, assim como as diversas vertentes da Umbanda. Mas, cada um desses nomes também varia de acordo com a qualidade (caminho) do orixá.

Ainda na cultura Jeje, ifá é chamado de Vodun-fá ou Deus do destino e o Babalawo é denominado de Bokunó.

Ialorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai de Santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira.