Quais são as principais igrejas reformadas?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

São três as principais doutrinas da Igreja reformada: as Igrejas luterana herdadas do pensamento de Lutero, as Igrejas calvinistas (reformadas, ou presbiterianas) e a Igreja anglicana.

Na linguagem comum e mais generalizada, são chamadas de "Igrejas reformadas" as comunidades religiosas cristãs não católicas que remontam, de uma forma ou de outra, à Reforma iniciada com as posições e as teses de Martinho Lutero (31 de outubro de 1517) [1].

As Igrejas protestantes concordam com três grandes princípios fundamentais: a preponderância da Bíblia ("Sola scriptura"); a importância da fé ("Sola fide"), que é uma questão pessoal; e a noção da Graça ("Sola gratia"), que permite salvar o homem sem as noções de mérito e redenção próprias do catolicismo.

Três Reformadores. Lutero, Descartes, Rousseau | Amazon.com.br.

A Reforma Protestante foi um movimento de reforma religiosa ocorrido na Europa, no século XVI. Esse reformismo religioso foi iniciado por Martinho Lutero, um monge alemão insatisfeito com a cobrança de indulgências pela Igreja Católica.

Em O Pentecostal reformado, os autores definem os pilares da identidade pentecostal e mostram que a tradição reformada pode ser bastante útil para consertar vários dos excessos do pentecostalismo moderno, sem, contudo, desmerecer suas virtudes.

Reforma protestante iniciou-se por meio de Martinho Lutero, um monge alemão que não concordava com as práticas da Igreja Católica no começo do século XVI.

As igrejas luteranas e as presbiterianas são históricas ou tradicionais, ao lado da Metodista, da Batista e da Anglicana. Todas estão comemorando com maior ou menor ênfase os 500 anos da Reforma. Entre as tradicionais, ainda se inclui a Congregação Cristã no Brasil, de origem americana.

Significado de reformado
Que sofreu reparos, consertos, modificações: mora numa casa reformada. Religião reformada, a religião protestante e, mais particularmente, a calvinista.

Ser reformado é amar a Igreja na manifestação da sua própria geração a ponto de lutar por ela e contra ela fim de cooperar na obra de Cristo, de apresentá-la diante de Deus sem mancha, ruga ou mácula. 6.

Para arminianos, o ser humano pode resistir à ação do Espírito Santo em sua vida, ou seja, escolher não ser atraído por ela para a salvação em Cristo. Sendo assim, para ser salvo, primeiro o homem precisa escolher ir em direção a Deus e depois aceitá-lo.

A doutrina calvinista afirma que o indivíduo pode estabelecer sua própria relação com Deus, desde que a sua vivência seja baseada na pureza e na prática de bons costumes. Calvino se opôs ao fato de a Igreja Católica ser a única forma de o fiel se relacionar com Deus.

A doutrina calvinista se baseia em cinco pontos:

  • Depravação Total;
  • Eleição Incondicional;
  • Expiação Limitada;
  • Graça Irresistível;
  • Perseverança dos Santos.

Entre os principais representantes do protestantismo, estão Martinho Lutero e João Calvino.

A reforma provocou inúmeros levantes na Europa, causou guerras, perseguições e o êxodo de milhares de protestantes no mundo. São três as principais doutrinas da Igreja reformada: as Igrejas luterana herdadas do pensamento de Lutero, as Igrejas calvinistas (reformadas, ou presbiterianas) e a Igreja anglicana.

Os primeiros reformadores
Um dos questionamentos era sobre à leitura biblica, isso porque a Instituição religiosa apresentava uma interpretação oficial das escrituras, mas não permitia a leitura das mesmas. Por isso, John Wycliffe e Jan Huss podem ser considerados os “primeiros reformadores”.

Martinus Luter ou Martin Luther (1483 -1546), nasceu em Eisleben, na Alemanha, e foi considerado o principal líder da Reforma Protestante.

Algumas das religiões originadas a partir desse evento foram: Luteranismo ou Protestantismo; Anglicanismo, criado por Henrique VIII, Rei da Inglaterra; Calvinismo, na França.

Dentro do protestantismo histórico estão as igrejas luterana, presbiteriana, calvinista, metodista e batista. A partir do século XX surgem novas igrejas protestantes: as igrejas pentecostais e neopentecostais. No Brasil, essas igrejas são mais conhecidas como evangélicas.

A Igreja Presbiteriana do Brasil adota a Confissão de Fé de Westminster, assim como as crenças básicas aceitas pelo cristianismo protestante, com destaque para as Sagradas Escrituras como Palavra de Deus, a doutrina da Trindade e Unidade de Deus, a necessidade de arrependimento, a justificação pela fé e a perseverança ...