Quais são as principais funções do hipotálamo?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

O hipotálamo é uma região do diencéfalo localizada abaixo do tálamo e acima da hipófise. Essa estrutura constitui um centro de controle do organismo e sua principal função é manter a homeostase, ou seja, manter o organismo funcionando em equilíbrio.

Hipófise. As conexões eferentes do hipotálamo com a hipófise permitem que ele module o sistema endócrino e o equilíbrio hormonal do organismo.

A hipófise controla a função da maioria das outras glândulas endócrinas e, por isso, às vezes, é chamada glândula mestra. Por sua vez, a hipófise é controlada em grande parte pelo hipotálamo, uma região do cérebro situada imediatamente acima da hipófise.

O hipotálamo é o grande centralizador do controle termo regulatório do corpo. Na área pré-óptica localiza-se o órgão vascular da lâmina terminal, no qual não existe barreira hematoencefálica, e que funciona como um sensor especializado em detectar sinais químicos para termorregulação.

O hipotálamo coordena as respostas orgânicas que permitem a manutenção da temperatura corporal em intervalos estreitos, sendo o hipotálamo anterior responsável pelas respostas reflexas em situações de calor (aumento da taxa de transpiração e promoção da vasodilatação periférica, por exemplo) e o posterior pelas ...

No hipotálamo, a leptina ativa os neurônios POMC e, estes, por sua vez, liberam um neurotransmissor que ativa outros neurônios e induzem à saciedade. Há mais de duas décadas se sabe que o NHLH2 tem alguma conexão com o ganho de peso em animais e seres humanos.

A neuro-hipófise é responsável pelos neuro-hormônios
Em áreas do hipotálamo conhecidas como núcleo paraventricular e núcleo supraóptico estão agrupados os neurônios que produzem a ocitocina e vasopressina, neuro-hormônios armazenados e liberados pela neuro-hipófise.

A ocitocina é produzida pelo hipotálamo, perto do cérebro. Após sua produção, a substância é armazenada na hipófise superior, de onde é liberada para o organismo. Além de melhorar relações sociais e afetuosas, a ocitocina tem efeitos ligados ao prazer durante as relações sexuais.

A etiologia inclui doença hipotalâmica, doença do pedículo hipofisário ou anomalia funcional, como ocorre na associação com hiperprolactinemia, excesso de cortisol, anorexia nervosa, insuficiência adrenal secundária ou hipotiroidismo secundário.

Ela é a grande maestra do sistema endócrino: controla as funções da tireoide, das adrenais, das mamas, do crescimento, do controle hídrico e o sistema das gônadas. Para tal, produz ou distribui diferentes hormônios: GH (hormônio do crescimento), prolactina, ACTH, TSH, LH, FSH, ADH e ocitocina.

Funções da hipófise
A partir de sua relação com o hipotálamo, a hipófise representa locais de interação entre o sistema endócrino e o sistema nervoso. O hipotálamo, que é uma região do cérebro, regula a atividade secretora da hipófise.

A hipófise ou glândula pituitária é um pequeno órgão localizado na cavidade do osso esfenoide – a sela túrcica. Se liga ao hipotálamo, situado na base do cérebro, por um pedículo que representa a ligação entre a hipófise e o sistema nervoso central.

A neuro-hipófise é responsável por secretar dois hormônios que são produzidos pelo hipotálamo: o hormônio antidiurético e a ocitocina.

127ºC

Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos.

O calor do nosso corpo é produzido como resultado do trabalho das células, especialmente as do coração, dos músculos, do cérebro e do fígado, e é distribuído para os outros tecidos através do sangue.

Os hormônios tireóideos estimulam o turnover do transportador Na+/K+, aumentando o gasto de ATP e a produção de calor.