Quais são as principais fontes de felicidade?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

De acordo com a pesquisa Global Happiness 2020 feita pela Ipsos, as fontes de maior felicidade entre os brasileiros são a saúde/bem-estar físico e sentimento de que a vida tem sentido. Estes dois aspectos são cruciais e interferem na produtividade e no andamento do trabalho.

Em "A República", Platão afirmava que aqueles que são morais são os únicos que poderiam ser verdadeiramente felizes, sendo, portanto, necessário compreender as virtudes cardeais (sapientia, fortaleza, temperança e, com especial enfâse na sua obra, a justiça).

“A felicidade é um sentimento de vitalidade exuberante, totalmente episódica e que acontece com uma certa frequência em nossa vida, ou seja, trata-se de um estado de espírito pontual e não algo contínuo”. E ainda completo, a base da felicidade é estar bem consigo mesmo.

Felicidade na Filosofia
Para o grego Aristóteles, a felicidade diz respeito ao equilíbrio e harmonia praticando o bem; para o também grego, Epicuro, a felicidade ocorre através da satisfação dos desejos; Pirro de Élis também acreditava que a felicidade acontecia através da tranquilidade.

Um dos mais conhecidos é o Perma, do professor Martin Seligman, que afirma que a felicidade é composta de mais emoções positivas, engajamento (ou flow), relacionamentos positivos, sentido ou propósito e senso de realização e conquista.

Atividade física ao ar livre; Alimentação saudável, equilibrada e rica em triptofano, como vinho tinto, banana e tomate. O uso de probióticos também pode auxiliar o organismo na produção de serotonina. Os alimentos que contêm probióticos são: iogurtes naturais, leite fermentado, picles, chucrute, entre outros.

De acordo com a pesquisa Global Happiness 2020 feita pela Ipsos, as fontes de maior felicidade entre os brasileiros são a saúde/bem-estar físico e sentimento de que a vida tem sentido.

No dicionário, felicidade é a qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar.

Para o autor, a felicidade, tal como é comumente concebida pelos homens, significa obtenção de prazer. Por ser determinada pelo programa do princípio de prazer, passa a denotar, além de obtenção de prazer, evitação de desprazer.

A felicidade pensada por Aristóteles relaciona-se com os conceitos de virtude, amizade, honra e prazer.

Para alcançar a verdadeira felicidade, Aristóteles, em seu livro Ética a Nicômaco, diz que o ser humano precisa pautar sua vida em ações virtuosas, baseadas no pensamento, na justiça e na razão. Ele identifica três modos de vida que buscam a felicidade.

Para Aristóteles, "o bem soberano é a felicidade, para onde todas as coisas tendem". Ela é caracterizada como um bem supremo por ser um bem em si. Portanto, "é em busca da felicidade que se justifica a boa ação humana". Todos os outros bens são meios para atingir o bem maior que é a felicidade (CASTANHEIRA, 2017).

Nossa felicidade depende de nossa força de vontade e determinação, aceitando isso como verdade. A sua felicidade depende de você,pare de colocar essa responsabilidade tão grande nas mãos de outra pessoa,ninguém tem obrigação de te fazer feliz!

A verdadeira felicidade é um sentimento que não pode ser visto, apenas sentido. Ela é um sentimento que vem de dentro, não das coisas que possuímos. “Estar” feliz depende de circunstâncias, mas “ser” feliz depende apenas da nossa escolha.

Como a razão é a mais elevada faculdade humana, a vida contemplativa é o modo de vida mais feliz para o ser humano e, portanto, sua felicidade.