Quais são as principais festas culturais em Alagoas?

Perguntado por: opereira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

As principais festas de Alagoas são no Natal: Reisado, Pastoril, Guerreiros, Cheganças, Quilombos, Caboclinhos, Toré, Marujada, Procissão Marítima de Iemanjá (8 de dezembro) e o Festival do Mar. Nos festejos juninos, as Bandas de Pífanos, Cavalhadas, repentistas e comidas típicas.

A cultura alagoana é um misto de influências indígenas, africanas e europeias. Essa influência é percebida nas festas, no artesanato e na culinária. O artesanato é marcado pela confecção de rendas exclusivas, em traçados coloridos.

Marujada. A Marujada possui origem lusitana, trazendo elementos de folguedos náuticos, Reisados, Taieiras e Pastoris. É um folguedo eclético e variante do Fandango.

Cocadas da Massagueira
Um dos mais famosos e cobiçados doces típicos alagoanos tem seu ponto fixo no Litoral Sul, em meio a um dos principais polos gastronômicos do estado. A Cocada da Massagueira ganhou o gosto de turistas e moradores locais graças a sua diversidade de sabores, sua principal característica.

A economia alagoana tem sido tradicionalmente baseada na agricultura, tendo como principal produto a cana-de-açúcar. O setor industrial é constituído por usinas açucareiras, fábricas de beneficiamento de algodão e sisal e fábricas de tecidos, apresentando desenvolvimento relativamente pequeno.

Carnaval

Introduzido pelos portugueses, por volta do século XVI, o Carnaval brasileiro tornou-se a maior festa popular do país e uma das maiores do mundo.

As maiores festas do mundo:

  • Oktoberfest, Alemanha;
  • Tomorrowland, Bélgica;
  • Carnaval, Brasil;
  • Coachella, Estados Unidos;
  • Holi, Índia;
  • St. Patrick's Day, Irlanda;
  • La Tomatina, Espanha;
  • Fasnacht, Suíça.

A cultura de Maceió, passada de geração a geração inclui o famoso folclore, com grandes nomes e folguedos conhecidos em todo o Brasil. O Museu Théo Brandão, considerado a maior referência da Cultura Popular Alagoana, reúne fotografias, folhetos de cordel e livros que contam a história da cidade.

Em Maceió, diversos restaurantes oferecem carne de sol como prato principal, com diferentes preparações. Além disso, a carne também é usada como recheio de pastéis, escondidinho e uma série de outras receitas muito saborosas.

A arte em madeira de Alagoas se destaca por suas famosas carrancas, famosas pela proteção aos navegantes do Rio São Francisco. Além delas, os artesãos alagoanos esculpem imagens religiosas e animais da fauna local. Os coqueirais são motivos de orgulho para Alagoas.

Coco de Roda
Também denominada de pagode ou samba, essa manifestação artística é um dos pilares da cultura alagoana. Dessa forma, o Coco de Roda está entre os maiores destaques do estado.

Coco é um gênero musical típico das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Segundo pesquisadores, este ritmo tem uma origem incerta nos engenhos ou nas comunidades de catadores de coco, tendo migrado, posteriormente, para o litoral dos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco.

Para o alagoano, não existe festa junina sem milho. É bolo de milho, mungunzá, canjica, pamonha, milho cozido, milho assado… Além das comidas à base de amendoim, como a paçoca e pé-de-moleque, por exemplo. Comidas que você certamente irá encontrar em uma festa junina típica.

É impossível falar sobre comidas típicas de Alagoas sem citar sua iguaria mais famosa: o sururu. Para se ter uma noção do valor do prato, em 2014 ele garantiu o registro de Patrimônio Imaterial do Estado de Alagoas.

Alagoas é um estado brasileiro que compõe a Região Nordeste, com capital no município de Maceió. Seu relevo é formado por depressões e planaltos, e os climas encontrados no estado são semiárido e tropical. A atual população alagoana é de pouco mais de 3,35 milhões de habitantes, vivendo a maioria nas cidades.

Atualmente, Alagoas é um dos principais produtores de coco e cana-de-açúcar e também é conhecido pelo seu litoral rico em beleza.

As 6 principais festas populares do Nordeste

  1. Folia de Reis (ou Reisado) ...
  2. Bumba meu Boi, Maranhão. ...
  3. São João de Caruaru, Pernambuco. ...
  4. Lavagem do Bonfim, na Bahia. ...
  5. Festa de Iemanjá ...
  6. Mossoró Cidade Junina.

As festas tradicionais são manifestações culturais, folclóricas ou religiosas que expressam costumes regionais ou mesmo do país como um todo. Sejam grandes eventos ou pequenas celebrações, elas acontecem de norte a sul levando muita animação para as ruas.

Uma festa popular pode ser definida como uma manifestação popular, cuja intensidade ultrapasse os limites de uma atividade festiva individual, abrangendo a coletividade em festas realizadas em diversos países com manifestações diferentes.