Quais são as principais falhas que podem ocorrer em uma rede elétrica?

Perguntado por: lrosa . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

Você sabe quais são os principais problemas que afetam a rede da sua indústria? Podem ser oscilações na energia ou quedas totais, curtos circuitos, problemas no Fator de Potência de instalações elétricas, fugas de corrente, picos de tensão, entre muitos outros.

Como identificar problemas elétricos em casa

  1. Monitore o medidor de energia. O medidor de energia, popularmente conhecido como relógio de luz, detalha o consumo elétrico de cada residência. ...
  2. Tomadas sobrecarregadas. ...
  3. Choques. ...
  4. Fios e aparelhos quentes. ...
  5. Oscilação de energia. ...
  6. Preze pela segurança.

Riscos em Instalações e Serviços com Eletricidade

  • a) O choque elétrico, mecanismos e efeitos.
  • b) Arcos elétricos, queimaduras e quedas.
  • c) Campos eletromagnéticos.

Ligar muitos aparelhos na mesma tomada, fios desencapados e ligações não realizadas corretamente também podem ocasionar esse problema. Essas situações ocorrem na maioria das vezes por desatenção, falta de informação sobre o assunto e pela falta de manutenção na rede elétrica.

Saiba o que é a sobrecarga elétrica
Isso normalmente acontece quando o usuário conecta vários aparelhos no mesmo local. O funcionamento desses dispositivos faz com que a corrente de energia que passa pelos cabos e fios seja maior do que a suportada pelas instalações.

Pode ser causado por condições climáticas adversas, erro humano, mau funcionamento do equipamento ou até mesmo perturbação aos animais. A manutenção regular também pode levar a quedas de energia, embora isso geralmente seja feito pela concessionária, que avisa as famílias com antecedência.

Conforme a classificação baseada no comportamento e especificação dos falhamentos, existem três tipos de falhas geológicas: a normal, a inversa e a transcorrente.

Tipos de falhas
As falhas podem ser verticais, horizontais ou inclinadas em qualquer ângulo. Embora o ângulo de inclinação de um plano de falha específico tenda a ser relativamente uniforme, ele pode diferir consideravelmente ao longo de seu comprimento de lugar para lugar.

O choque elétrico, mecanismos e efeitos; Arcos elétricos; queimaduras e quedas; Campos eletromagnéticos.

Para identificar um curto-circuito, o primeiro passo é desligar todos os equipamentos elétricos que estão conectados ao circuito e verificar se o disjuntor ou fusível desarmou. Se sim, então há uma alta probabilidade de um curto-circuito ter ocorrido.

Ping. Realizar um teste de ping, geralmente, é uma das primeiras medidas para se identificar o problema de conexão com a internet. Para fazê-lo, basta acessar o prompt de comando e digitar “Ping www.google.com.br” (pode ser qualquer site). Em alguns instantes, aparecerão os resultados.

Todas essas ocorrências são graves e podem comprometer a estrutura da casa ou do apartamento, além de também poderem deixar vítimas.

  • Curto-circuito. ...
  • Incêndios. ...
  • Explosões. ...
  • Rede elétrica desatualizada. ...
  • Problemas no disjuntor. ...
  • Picos de tensão. ...
  • Falta de um projeto elétrico.

NuBio

  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

O trabalho com eletricidade possui alta periculosidade, onde o funcionário se submete a riscos como choques, explosões e queimaduras de até terceiro grau que podem gerar graves lesões como coagulação do sangue, lesões nos nervos e músculos e até levar à morte.

A sobrecarga do sistema é um dos maiores problemas que irá causar a ativação do desarme do disjuntor. Muito comum em instalações elétricas antigas, que não foram projetadas para o perfil de consumo de energia da população atual, como a grande quantidade de equipamentos conectados a rede simultaneamente.

Dessa maneira, quando a corrente elétrica que deve passar pelo fio condutor e chegar no ao seu destino final atinge uma intensidade muito elevada, somada a um circuito pequeno ou danificado, ocorre um superaquecimento dos condutores, resultando no curto-circuito.

Se o curto ocorreu após ligar um eletrodoméstico em específico, pode ter ocorrido uma sobrecarga no circuito, desligue o aparelho e tente religa-lo a outro circuito com menos sobrecarga. Depois é só religar o disjuntor que foi desarmado.