Quais são as principais emoções primárias?

Perguntado por: lgil . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Na associação livre, as emoções primárias apareceram de forma predominante, destacando-se em primeiro lugar a alegria, seguida da tristeza, felicidade, raiva, medo e amor respectivamente.

As emoções também podem ser classificadas em três tipos: emoções primárias ou inatas, que independem de fatores culturais, sendo portanto, universais – alegria, tristeza, medo, nojo, raiva e surpresa; emoções secundárias, que dependem fatores sócio culturais, variando no tempo e no espaço – culpa, vergonha; emoções de ...

Emoções secundárias mais comuns: orgulho, ciúmes, constrangimento, vaidade, complacência, culpa e desprezo. Entre homens e mulheres, o sentimento de culpa é o mais comum. Consequências: é preciso olhar com atenção para cada emoção secundária, pois um simples gatilho pode desencadear problemas mais graves.

Essas emoções secundárias podem então ser divididas em emoções terciárias. A emoção secundária de afeto inclui emoções terciárias, como gostar, cuidar, compaixão e ternura.

As emoções primárias são 6, e também conhecidas como emoções universais: a tristeza, o medo, a raiva, o nojo (ou aversão), a surpresa e a felicidade. Elas são mais facilmente percebidas nos seres humanos que as secundárias, derivadas destas, pois possuem, individualmente, movimentos faciais diferentes.

Mas, na realidade, são as emoções que dão origem aos sentimentos. Enquanto as primeiras se referem a uma reação instintiva, uma resposta neural para os estímulos externos, tal como o choro ou o riso, os sentimentos, em geral, refletem como a gente se sente frente a uma emoção.

A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo. Emoção é reação enquanto que sentimento é construção.

Situações que vivenciamos no dia a dia nos despertam diversas emoções. E você sabia que existem 5 emoções que são consideradas universais? Elas são o medo, a tristeza, a alegria, a raiva e o nojo.

Pesquisas transculturais ao longo de décadas apontam evidências sobre a existência de 7 emoções básicas que possuem expressões faciais universais. São elas: alegria, tristeza, raiva, aversão, surpresa, medo e desprezo.

Quando se trata de definir os componentes da emoção, a maioria dos modelos teóricos atuais inclui reação muscular interna, comportamento expresso, impressão afetiva subjetiva e cognições.

Agora o que é mais importante saber para compreender essa classificação das emoções é que as emoções primárias nascem com o ser humano e todos as têm. Já as emoções secundárias são aprendidas com o tempo, de acordo com a cultura e o contexto no qual a pessoa se encontra.

Classificação das emoções: que tipos existem

  • Emoções primárias ou básicas.
  • Emoções secundárias. Essas emoções surgem quando experimentamos as primeiras. ...
  • Emoções positivas. Dependendo do nível em que as emoções influenciam o comportamento de uma pessoa, elas podem ser positivas ou negativas. ...
  • Emoções negativas.

As respostas emocionais ao consumo envolvem paixão, ódio, medo, raiva, alegria, tristeza. Quando o comportamento é negativo, de fuga, recuo, são classificadas como emoções negativas e, quando se vinculam à atração, aproximação, são emoções positivas (HOLBROOK; HIRSCHMAN, 1982).

A emoção é uma reação imediata a um estímulo emocional competente, isto é, ela está relacionada com alguma coisa que mexe com você, podendo provocar uma sensação agradável ou desagradável.

As emoções encontradas foram: admiração, adoração, apreciação estética, diversão, ansiedade, temor, estranheza, tédio, calma, confusão, desejo, nojo, dor empática, encantamento, inveja, excitação, medo, horror, interesse, alegria, nostalgia, romance, tristeza, satisfação, desejo sexual, simpatia e triunfo.

Daniel Goleman definiu cinco pilares da inteligência emocional: Autoconsciência, capacidade de analisar as emoções e prever reações; Autorregulação, com controle das emoções durante tensão; Automotivação, uso das emoções de forma adequada; Empatia, habilidade de se colocar no lugar do outro; e Habilidades Sociais, ...

Desde 1952 sabe-se que uma região do cérebro chamada sistema límbico, recebe informações externas, transformando-as em emoções. Ativa-se um complexo sistema nervoso e humoral que, através de reações físicas e químicas, controla o funcionamento de vários órgãos, inclusive do coração.

As emoções fornecem informações sobre a importância dos estímulos exteriores e interiores do organismo, e também, sobre as situações-problema onde os indivíduos se encontram envolvidos num determinado contexto.

Amor é um conjunto de emoções e comportamentos caracterizado pela intimidade, paixão e comprometimento. Ele envolve cuidado, proximidade, proteção, atração, afeto e confiança. O amor pode variar em intensidade e mudar com o tempo.

A emoção é uma reação neural provocada por estímulos psicofisiológicos. A unidade responsável é chamada de sistema límbico que é constituída por neurônios e pelo lobo límbico. A emoção acontece quando o córtex cerebral recebe informações fisiológicas.

Porém, a psicologia considera como movimentos diferentes: as emoções são inconscientes, enquanto os sentimentos são uma espécie de juízo sobre essas emoções.