Quais são as principais doenças que afetam o sistema cardiovascular?

Perguntado por: emodesto . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

Doenças cardiovasculares

  • Doença coronariana – doença dos vasos sanguíneos que irrigam o músculo cardíaco;
  • Doença cerebrovascular – doença dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro;
  • Doença arterial periférica – doença dos vasos sanguíneos que irrigam os membros superiores e inferiores;

Doença cardiovascular é um termo genérico que designa todas as alterações patológicas que afetam o coração e/ou os vasos sanguíneos. No termo inclui-se a doença cardíaca coronária (doença que afeta os vasos sanguíneos que irrigam o coração), a hipertensão e a arteriosclerose.

Como evitar as doenças cardiovasculares?

  1. Cuide da alimentação. Uma das maneiras mais eficazes de prevenir doenças cardiovasculares é cuidando da alimentação. ...
  2. Pratique atividades físicas. ...
  3. Controle o peso. ...
  4. Evite cigarro e consumo de bebidas alcoólicas. ...
  5. Procure maneiras de reduzir o estresse. ...
  6. Faça acompanhamento médico.

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares são o tabagismo, o colesterol em excesso, pois podem se acumular e levar à formação de placas de gordura, hipertensão, obesidade, estresse, depressão e diabetes.

Na prática diária, os sintomas mais comuns relacionados ao aparelho cardiovascular são: dor torácica, dispneia, cansaço, síncope, palpitações e edema.

A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstrui-las. Na maioria dos casos o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção do fluxo sanguíneo.

As doenças cardiovasculares podem afetar o coração e os vasos sanguíneos, destacando-se a doença arterial coronariana, que envolve dor no peito e infarto agudo do miocárdio, sendo esta a maior causa de morbimortalidade no mundo. No Brasil, as doenças cardiovasculares representam as principais causas de mortes.

Doenças cardiovasculares são uma classe de doenças que afetam o coração ou os vasos sanguíneos.

Basicamente, a função do sistema circulatório ou cardiovascular é distribuir os nutrientes absorvidos pelo sistema digestório e o oxigênio absorvido pelos pulmões, para todo o organismo do indivíduo. Ele também retira das células as escretas nitrogenadas e o gás carbônico produzido no metabolismo celular.

Tratamentos. Além do repouso para não forçar o coração, pode ser necessário o uso de antibióticos, antifúngicos ou antivirais. Medicamentos para combater a pressão alta, diuréticos e betabloqueadores também podem ser indicados como tratamento pelo médico, a depender de cada caso e do envolvimento mais grave do coração.

As doenças cardiovasculares consistem em patologias que afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos. São problemas que causam sérias complicações, como infarto, arritmia, AVC, insuficiência cardíaca e outras alterações.

O sistema cardiovascular é formado pelo coração e os vasos sanguíneos. O coração funciona como uma bomba, permitindo que o sangue seja impulsionado. As artérias são vasos sanguíneos que levam sangue do coração para o corpo. Veias são vasos sanguíneos que garantem o retorno do sangue ao coração.

Eletrocardiograma. O eletrocardiograma (ou ECG) é feito para avaliar a existência de arritmias cardíacas, infarto do miocárdio ou bloqueios do sistema de condução cardíaco. Geralmente, é um exame realizado como diagnóstico inicial do paciente, pois costuma apresentar a condição cardíaca do(a) paciente em repouso.

Assim, os principais exames para avaliação do coração, são:

  1. Raio X de tórax. ...
  2. Eletrocardiograma. ...
  3. M.A.P.A. ...
  4. Holter. ...
  5. Teste de esforço. ...
  6. Ecocardiograma. ...
  7. Cintilografia do miocárdio.

A amiloidose é uma doença rara, que ocorre quando proteínas insolúveis se depositam em órgãos e tecidos, formando uma fibra que não consegue ser removida pelo organismo e, assim, causando danos graves àquele órgão. Quando a amiloidose se concentra nos tecidos do coração, é chamada de amiloidose cardíaca.

Dor súbita no peito, falta de ar e desmaio. Estas são as imagens mais comuns que vem à mente quando se fala em problemas de coração. Em alguns casos, eles podem ser repentinos assim.

Tão perigoso quanto um infarto comum, o infarto silenciososinais muito sutis ou sequer deixa pistas de que aconteceu.
...
Sinais para ficar de olho

  • Queimação no estômago.
  • Dores nas costas.
  • Formigamentos no braço esquerdo e no pescoço.
  • Desconforto no peito durante o exercício que vai embora ao repousar.

Mesmo podendo acometer todas as pessoas em faixas etárias distintas, o infarto é ainda mais frequente em homens, a partir dos 55 anos, e nas mulheres, após 65. “O infarto acontece em decorrência da oclusão arterial.

O sintoma mais clássico do infarto é uma dor opressiva na região do tórax, com uma pressão forte no peito, dor nos ombros, braços, queixo e até abdômen. É possível haver ainda suor frio e falta de ar. As dores no peito podem ter durações distintas, variando de 4 a 20 minutos, por exemplo.

Doença arterial coronariana - entupimento das artérias que suprem o coração - é a causa de cerca de 30% de todas as mortes globalmente, tornando-se a principal causa de morte.