Quais são as principais diferenças entre o Barroco e o Arcadismo?

Perguntado por: rsantos . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

O Barroco era totalmente rebuscado ligado ao conflito de sentimentos, exagero e religiosidade. Já o Arcadismo oferta uma vida mais simples, com base na natureza. Para compreender melhor as características do Arcadismo é necessário saber o que acontecia em Portugal, berço desse movimento, durante o ano de 1.700.

BARROCO: expressa-se pela dualidade, pelo contraste. Por exemplo: alma X corpo. Tendência ao exagero, à irregularidade, ao prolixo, ao rebuscamento. ARCADISMO: surge em contraposição ao Barroco; buscou a simplicidade, a clareza, a valorização da natureza, a revalorização da Antiguidade Clássica através da mitologia.

Diferenças entre Arcadismo e Barroco
Enquanto o Barroco representa um homem em conflito entre o sagrado e o profano (é bom lembrar que nessa época, século XVII, a Contrarreforma havia restaurado vários valores medievais no mundo), o Arcadismo apresenta um sujeito fiel à razão, crente na ciência.

O arcadismo foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza. O nome dessa escola estética refere-se à Arcádia, região campestre da Grécia Antiga onde viviam pastores e poetas.

As principais características do Barroco

  • Arte rebuscada e exagerada;
  • Valorização do detalhe;
  • Dualismo e contradições;
  • Obscuridade, complexidade e sensualismo;
  • Barroco literário: cultismo e conceptismo.

A árcade tinha características clássicas, como a presença de pastores e ovelhas em ambientes equilibrados. Já na natureza romantica, que aconteceu um pouco mais tarde, no conceito de independência do Brasil, existem elementos do país e tropicais, como araras, índios, jandaias e o mar verde.

O Arcadismo no Brasil foi o movimento literário posterior ao Barroco e anterior ao Romantismo. Esse movimento também é conhecido como Neoclassicismo – devido à retomada dos valores gregos e romanos – ou Setecentismo, já que o estilo ocorreu no século XVII.

O Arcadismo defendeu a “arte pela arte”, um retorno aos ideais literários clássicos. c) Como expressão artística da burguesia, o Arcadismo veiculou também certos ideais políticos e ideológicos dessa classe, formulados pelo Iluminismo.

Resposta: Ambos relatam o barroco, porque naquela época ambos Países viviam realidades muito destintas.

Qual é o objetivo do Arcadismo? No contexto do Arcadismo, o objetivo do movimento literário e artístico era o de se contrapor ao Barroco, ou seja: focar a razão, trazer um vocabulário mais simples, diminuir o exagero na produção artística, utilizar uma linguagem séria, entre outros.

No Arcadismo brasileiro, percebemos a recorrência de dois gêneros de poesia: lírica e épica. Os textos líricos contêm as características básicas dessa escola literária, como a exaltação do campo, a presença de uma musa inspiradora, a harmonia com a natureza, o pastoralismo, o bucolismo, etc.

As principais características das obras do arcadismo brasileiro são: valorização da vida no campo, crítica a vida nos centros urbanos (fugere urbem = fuga da cidade), uso de apelidos, objetividade, idealização da mulher amada, abordagem de temas épicos, linguagem simples, pastoralismo e fingimento poético.

Inspirados por valores greco-latinos, os escritores árcades exaltavam a harmonia e o culto à beleza clássica. Além disso, o contexto histórico do Arcadismo é contemporâneo ao Iluminismo, à ascensão da burguesia e ao declínio da monarquia absolutista.

Caracterizado por uma estética rebuscada, com requinte e excesso de adornos, o estilo barroco dominou a arquitetura, a literatura, a pintura e a música no século XVII e as primeiras décadas do século XVIII. O Barroco apareceu como oposição ao Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade.

Além das poesias líricas, também é possível encontrar no Arcadismo no Brasil livros satíricos, como as Cartas Chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga, e obras épicas, como O Uraguai, de Basílio da Gama, e Caramuru, de Santa Rita Durão.

Cláudio Manuel da Costa (1729-1789)
Poeta, advogado e jurista brasileiro, Cláudio Manuel da Costa é considerado o precursor do Arcadismo no Brasil e destacou -se por sua obra literária, mais precisamente, a poesia.

Temas do Arcadismo
Os poetas árcades escreviam sobre a beleza natural, a paz do campo e a vida simples. Costumavam criticar e desprezar a vida nos centros urbanos, pela agitação e problemas da vida moderna.

c) O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval; de outro, o antropocentrismo renascentista.

Esse movimento cultural e artístico, que teve início em meados do século XVI, tem como principais características a retomada dos valores cristãos, o rebuscamento, o pessimismo e a instabilidade.

O Barroco como conceito define a sua ideologia como a arte de chamar a atenção, tanto na pintura como na literatura. Dessa forma, três elementos consideram-se fundamentais na sua estética: a ideia de efeito, o apelo emocional e o virtuosismo.