Quais são as principais demonstrações contábeis e para que servem?

Perguntado por: lcamilo8 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

Essa é a demonstração contábil formada por: ativo, que abrange os bens, direitos e demais aplicações com potencial de gerar lucros futuros; passivo, que aponta as obrigações assumidas com terceiros que requerem ativos para liquidação; patrimônio líquido, conjunto dos recursos próprios da empresa.

Dentre as principais demonstrações estão: Balanço Patrimonial (BP), Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC), Demonstração de Valor Adicionado (DVA), Notas explicativas.

O objetivo das demonstrações contábeis destinadas a atender propósitos gerais é o de proporcionar informações acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho financeiro e dos fluxos de caixa da entidade, de maneira que essas informações sejam úteis a um grande número de classes de usuários em suas avaliações ...

As principais demonstrações contábeis

  1. Balanço patrimonial. Esse documento oferece uma visão geral das atividades da empresa. ...
  2. Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) ...
  3. Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) ...
  4. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) ...
  5. Demonstração do Valor Adicionado (DVA) ...
  6. Notas Explicativas.

As demonstrações contábeis obrigatórias são: o Balanço Patrimonial; a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA); a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); a Demonstração do Valor Adicionado (DVA); a ...

As características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários. As quatro principais características qualitativas são: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade.

As demonstrações contábeis são essenciais para o gerenciamento de qualquer tipo de empresa, pois sem o conhecimento real da situação financeira, o gestor pode acabar tomando decisões que podem prejudicar a organização, e também fica sem condições de investir adequadamente.

As demonstrações contábeis são um conjunto de documentos que apontam a realidade econômica de uma empresa em um determinado período. Como um recorte, elas mostram o desempenho do negócio em formato de números e são fundamentais para a organização e planejamento financeiro e patrimonial do seu cliente.

Principais demonstrações
De acordo com a Lei nº 11.638/07, as Demonstrações Financeiras obrigatórias são: Balanço Patrimonial (BP) Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPAc) Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

São elas: o Balanço Patrimonial (PB), a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), a Demonstração do Resultado Abrangente (DRA), a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) e a Demonstração do Valor Adicionado (DVA).

Elementos das Demonstrações Contábeis
Os elementos diretamente relacionados à mensuração da posição patrimonial e financeira no balanço são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido. Os elementos diretamente relacionados com a mensuração do desempenho na demonstração do resultado são as receitas e as despesas.

Quais são as duas demonstrações contábeis que devem ser sempre analisadas em conjunto? A Demonstração do Resultado do Exercício e a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.

O Fluxo de Caixa permite uma análise em curto prazo e a DRE possibilita um controle periódico de longo prazo da situação empresarial. O Fluxo de Caixa permite que você acompanhe o dinheiro disponível no caixa da sua empresa.

Balanço Patrimonial é um relatório que demonstra de maneira clara e precisa a situação financeira de uma empresa. Para isso, são considerados todos os ativos e passivos de um negócio, ou seja, seus bens, dívidas e lucros.

Os demonstrativos mais importantes são: Balanço Patrimonial (BP); Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); Demonstrações de Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA); Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR); Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); ...

Finalmente, podemos responder à pergunta do título e revelar que, na verdade, não há diferença entre as demonstrações financeiras e contábeis. Os dois termos são utilizados para designar o mesmo conjunto de documentos, já citados anteriormente, como o Balanço Patrimonial e a DRE.

Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial é considerado a principal demonstração financeira, pois é por meio dele que a empresa consegue mostrar a sua situação atual de forma realista e avaliar o seu patrimônio.

O conjunto completo das demonstrações contábeis, obrigatoriamente será composto por: - Balanço patrimonial. - Balanço patrimonial comparativo, contendo os dados do exercício atual e do imediatamente anterior. - Demonstração do resultado do exercício ou período.

Com base nas demonstrações contábeis é possível saber: como o patrimônio da empresa é formado; onde os recursos estão sendo investidos; quais os resultados obtidos com suas atividades.

O Balanço Orçamentário apresentará as receitas detalhadas por categoria econômica, origem e espécie, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada e o saldo a realizar.

Quanto aos objetivos das demonstrações contábeis, é possível afirmar: O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira.