Quais são as principais causas de discriminação?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

As pessoas podem ser alvo de discriminação com base na idade, deficiência, etnia, origem, orientação política, raça, religião, género, orientação sexual, língua, cultura, entre muitas outras razões.

Discriminação direta e indireta – Qual é a diferença?

  • Discriminação de gênero.
  • Discriminação por gravidez.
  • Discriminação etária.
  • Discriminação por orientação sexual.
  • Discriminação por deficiência.
  • Discriminação por raça e motivos relacionados.

A Lei 7.716/89 define os crimes resultantes de preconceito, que podem ser cometidos por intolerância racial, étnica, religiosa ou de nacionalidade.

Nakabashi afirma que a discriminação racial também traz consequências econômicas para o País, pois não se aproveita os talentos entre a população negra. “Os brancos sobressaem em função do acesso a uma educação de qualidade, a um sistema de saúde melhor.

A discriminação consiste numa ação ou omissão que dispense um tratamento diferenciado (inferiorizado) a uma pessoa ou grupo de pessoas, em razão da sua pertença a uma determinada raça, cor, sexo, nacionalidade, origem étnica, orientação sexual, identidade de género, ou outro fator.

A origem do preconceito está nos valores, ideologias, interesses ou crenças de um determinado grupo social. O preconceito parte de uma visão de mundo pouco elaborada, repleta de ideias e certezas que não sobrevivem a um mínimo de reflexão ou exame crítico.

Pode ocorrer em diversos contextos, porém o contexto mais comum é o social, através da discriminação social, cultural, étnica, política, religiosa, sexual ou etária, que podem, por sua vez, levar à exclusão social e muitos outros.

Esse preconceito acontece das mais variadas formas e pelos mais variados motivos: pode ter origem na cor da pele, na religião, no país ou cidade de origem, na aparência física, no gênero, na sexualidade etc.

Discriminar é o ato de diferenciar, distinguir, separar. Pode ser empregado em sentido negativo, com a conotação de preconceito, como no exemplo a seguir: — Queremos combater todo tipo de violência: contra negro, contra indígena, contra branco.

Lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais são grande parcela das pessoas que sofrem atos discriminatórios. Os grandes grupos raciais e étnicos dos Estados Unidos, incluindo brancos e latinos, se sentem discriminados em sua vida diária, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pela emissora ...

4º -, aponta para duas vertentes da discriminação: um conteúdo positivo e outro, negativo.

Entende-se por discriminação "o nome que se dá para a conduta (ação ou omissão) que viola direitos das pessoas com base em critérios injustificados e injustos, tais como: a raça, o sexo, a idade, a opção religiosa e outros".

Enquanto o preconceito está na ordem do pensamento, a discriminação está na ordem da ação.

A Lei 7.716/89, conhecida com Lei do Racismo, pune todo tipo de discriminação ou preconceito, seja de origem, raça, sexo, cor, idade.