Quais são as principais causas de desmotivação no ambiente de trabalho?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Quais são os principais fatores de desmotivação no trabalho?

  • Conflitos no time. ...
  • Feedbacks inadequados ou incompatíveis com a realidade. ...
  • Falha ou falta de comunicação. ...
  • Ausência de reconhecimento. ...
  • Impossibilidade de crescimento dentro da empresa. ...
  • Tenha um feedback mais empático. ...
  • Conceda voz e espaço a sua equipe.
  1. Estipule metas claras e desafiadoras, mas não impossíveis. Uma das primeiras dicas básicas para combater a desmotivação no trabalho é rever um pouco suas metas. ...
  2. Valorize e trate bem seus colaboradores. ...
  3. Considere flexibilizar a jornada de trabalho. ...
  4. Fortaleça a comunicação interna. ...
  5. Propicie um ambiente de trabalho mais leve.

As razões do desânimo do funcionário para com seu trabalho podem ser várias, mas, em geral, dizem respeito: 1) aos seus objetivos profissionais e pessoais não estarem sendo alcançados através da empresa; e 2) às preocupações do colaborador com o grupo familiar não estarem sendo consideradas pela organização.

A desmotivação é o oposto da motivação. Portanto, uma pessoa está desmotivada quando não sente essa força interna que o leva a agir. Isso ocorre quando a percepção das dificuldades e sacrifícios que a pessoa tem em seu caminho é maior do que a percepção dela acerca dos benefícios a serem obtidos lá na frente.

Doenças como depressão, ansiedade e outros transtornos como burnout são alguns fatores que impactam diretamente na motivação de um colaborador. Ainda há muito estigma sobre o assunto, o que fez com que empresas deixassem o assunto de lado por muitos anos.

Mas afinal, como motivar uma equipe desmotivada? Veja 5 dicas

  1. Preserve o bom relacionamento e comunicação com seu time. A comunicação é a base das relações. ...
  2. Defina metas claras e realistas. ...
  3. Invista em dinâmicas e treinamentos. ...
  4. Ofereça recompensas que vão além da monetária. ...
  5. Construa um ambiente flexível.

Confira essas 7 dicas que separamos de como não desanimar no trabalho!

  1. Faça uma lista. ...
  2. Encontre uma nova perspectiva. ...
  3. Seja proativo. ...
  4. Encontre ânimo no trabalho em si. ...
  5. Converse com outras pessoas. ...
  6. Identifique outros fatores. ...
  7. Reveja seu planejamento de carreira.

Tente colocar todo o seu foco naquilo que você pode fazer para melhorar os resultados e o ambiente. E procure, na sua empresa, pessoas com as quais você se identifica, pessoas que te inspirem e busque se aproximar delas. Se você fizer isso, pode acabar em outra área e em outra posição.

Sendo assim, o primeiro passo para avaliar os níveis de insatisfação no trabalho e identificar os sinais que podem representar uma insatisfação no trabalho:

  1. Queda na produtividade;
  2. Desmotivação;
  3. Pressa para ir embora;
  4. Pouca ou nenhuma interação com os colegas de trabalho;
  5. Faltas injustificadas com frequência.

Insegurança. O medo de perder o emprego, um ambiente tóxico com ameaças constantes, relacionamentos abusivos e riscos oferecidos pelo cenário econômico também podem ser gatilhos para a infelicidade no trabalho.

Alguns fatores organizacionais são cruciais para desmotivar uma equipe, entre eles podemos observar questões como: a criação de metas inatingíveis, falta de confiança e credibilidade, tratamento diferenciado com alguns membros, falta de informação e envolvimento com a estratégia do negócio, não investir em capacitações ...

Quando acontece como uma situação temporária, o desânimo pode simplesmente ser uma resposta do corpo e da mente a alguma atividade cansativa, ou mesmo uma indicação de que seu corpo e mente precisam de descanso ou então não se habituaram a sua atual atividade.

Fatores motivacionais que são internos, ou seja, são sentimentos gerados dentro de cada indivíduo a partir do reconhecimento e da auto-realização gerada através de seus atos. Já David McClelland identificou três necessidades que seriam pontos-chave para a motivação: poder, afiliação e realização.

Como você pôde observar, lidar com um funcionário desmotivado demanda bastante cautela e objetividade. É preciso entender o que está acontecendo e agir na raiz do problema. Para tanto, não deixe de analisar os principais induzimentos, conversar com os funcionários, oferecer bons feedbacks e estabelecer metas em equipe.

adjetivo Sem motivo ou justificação; infundado. Que não tem motivação ou estímulo; desanimado.

10 ideias para motivação de equipe de venda

  1. Esteja presente e mostre seu apoio e interesse. ...
  2. Mostre qual o papel de cada um no plano estratégico da empresa. ...
  3. Integre diferentes equipes. ...
  4. Ofereça benefícios na forma de parcerias. ...
  5. Defina metas claras. ...
  6. Reconheça aqueles que se destacam.