Quais são as principais causas da insuficiência renal?

Perguntado por: aespinosa5 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Quais as Causas da Insuficiência renal aguda?

  • Choque circulatório;
  • Infecção generalizada;
  • Desidratação;
  • Queimaduras extensas;
  • Excesso de diuréticos;
  • Obstrução dos rins;
  • Insuficiência cardíaca grave;
  • Glomerulonefrite aguda (inflamação nas unidades filtrantes do rim, chamadas glomérulos).

As principais doenças que causam a insuficiência renal crônica são:

  • hipertensão arterial;
  • diabetes e.
  • doenças císticas renais.

Fatores de risco; Histórico familiar; Ou causada por outras doenças.
...
Fatores de risco

  • Diabetes tipo 1 ou 2;
  • Hipertensão arterial;
  • Obesidade;
  • Consumo de agentes nefrotóxicos.

- não fumar; - controlar a pressão arterial e o diabetes. Além disso, é necessário fazer uso adequado de medicamentos, evitar remédios que agridam os rins, verificar periodicamente o níveis de proteinúria e dosagem de creatinina no sangue por meio de exames, consultar regularmente seu clínico e nefrologista.

Para alguns pacientes o transplante renal combinado com medicamentos e uma dieta saudável podem restaurar a função renal normal. Diálise e transplante renal são conhecidos como terapias de substituição renal (TRS) porque tentam “substituir” o funcionamento normal dos rins.

Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo da caixa torácica em um ou ambos os lados da coluna, na região próxima à virilha e no fundo das costas. Por outro lado, a dor nas costas pode aparecer em qualquer parte das costas, principalmente na região lombar.

O consumo em excesso de alimentos congelados, enlatados e embutidos pode ser bastante prejudicial à saúde renal. Isso porque esse tipo de alimento provoca o surgimento de uma comorbidade importante, como é o caso da hipertensão arterial.

Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias. Esse teste é muito importante para avaliar também condições como perda excessiva de proteínas e funcionamento insuficiente dos rins.

Tanto o exame de urina como a dosagem de creatinina e ureia no sangue podem sugerir deficiências da função renal. Havendo indicação de problemas no processo de filtragem dos rins, pela presença de substâncias em níveis anormais, o médico costuma aprofundar-se na investigação com testes mais precisos e específicos.

#Deve-se evitar o consumo de molhos e temperos prontos. # Embutidos (salsichas, presuntos e salames) e miúdos (por serem fontes de fósforo). # Alimentos industrializados são contra-indicados porque são ricos em sódio e aditivos conservantes à base de potássio. # Frutas secas, como ameixa, uva passa e damasco.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

“Como em alguns casos a função renal está severamente prejudicada, o consumo de proteínas deve ser controlado. Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.

Quando a creatinina é preocupante? Os resultados considerados “alterados”, ou seja, com o nível de creatinina elevado, precisam estar acima dos valores de referência (1,2mg/dl).

A cor normal da urina é amarela clara”, afirma. Ainda segundo Ângela Santos, “apresentar urina com cor rosada ou avermelhada, com presença frequente de espuma ou turva pode indicar problemas renais e urinários, do mesmo modo que a urina transparente.

A insuficiência renal aguda pode se tornar crônica se não receber o devido tratamento. Para isso definiu-se o tempo de até 3 meses para recuperar o caso se não ocorrer, o paciente será considerado crônico.