Quais são as principais características dos esportes de marca?

Perguntado por: uvieira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Os esportes de marca são aqueles em que os competidores disputam através da comparação entre suas marcas. Nas corridas, por exemplo, vence quem realizar o percurso no menor tempo possível. Nos arremessos, a meta e atingir a maior distância. Já nos levantamentos de peso, vence quem levantar a maior quantidade de peso.

Dessa explicação podemos extrair quatro características que são fundamentais para dizer se determinada prática é um esporte: 1) ter regras fixas; 2) a subordinação dessa prática a algum órgão oficial; 3) é uma atividade competitiva; 4) o atleta está sempre em busca de um tipo de recompensa maior do que o prazer de ...

Esportes de “marca”: são aqueles nos quais o resultado da ação motora comparado é um registro quantitativo de tempo, distância ou peso. Esportes “estéticos”: são aqueles nos quais o resultado da ação motora comparado é a qualidade do movimento segundo padrões técnico-combinatórios.

Lembrando que os esportes de marca são definidos como: “aqueles baseados na comparação dos registros dos índices alcançados em segundos, metros ou quilos. Exemplos: todas as provas do atletismo, como também patinação de velocidade, remo, ciclismo, levantamento de peso etc.

CITIUS, ALTIUS, FORTIUS

Esportes de Marca
Estes esportes são aqueles que melhor retratam o Lema olímpico: “CITIUS, ALTIUS, FORTIUS”, que traduzindo do Latim significa “O mais rápido, o mais alto, o mais forte”. O objetivo do competidor é estabelecer uma marca de tempo, distância, altura ou peso.

O marketing esportivo permite associar diretamente sua marca à prática e divulgação de modalidades esportivas. As diversas modalidades esportivas possuem uma imagem positiva junto à sociedade e ter sua marca atrelada a este benefício é uma ferramenta poderosa de marketing.

Os Esportes são todas atividades físicas realizadas pelo homem e que tem o objetivo de promover o fortalecimento da saúde e o equilíbrio da mente e do corpo. As práticas competitivas estão sujeitas a regulamentação de um ente legislador. O esporte colabora com a socialização, formação e desenvolvimento dos indivíduos.

O esporte competitivo vai além da atividade física. Ele requer maiores habilidades motoras, treinamentos específicos, carga horária de treinamento elevada e compromisso com o esporte praticado. Está relacionado diretamente com a competição e com o ganhar e perder.

ESPORTES DE MARCA: são os esportes onde o resultado é aferido a partir do tempo, da distância ou do peso. Ex.: Atletismo (Corrida, Salto em distância e Levantamento de Peso) ESPORTES DE PRECISÃO: São aqueles onde o um alvo específico, como no Tiro com Arco ou no Boliche.

Somente o futebol não é considerado uma modalidade esportiva de marca, ao contrário do levantamento de peso, do ciclismo, e dos arremessos do atletismo.

MAS O QUE SÃO ESPORTES DE MARCA E DE PRECISÃO? ESPORTE DE MARCA: são os esportes que consideram a comparação entre o alcance de índices, que podem ser mensurados com metros, segundos, quilos, etc.

Nos esportes de marca temos que atingir um tempo ou metros, ou peso. São exemplos de esportes de marca: atletismo, ciclismo, natação, remo, levantamento de peso entre outros.

Praticado com uma canoa ou um caiaque, a Canoagem surgiu como esporte olímpico em 1936, sendo tido como um esporte náutico. Essa modalidade de esporte de marca é praticada em lugares como, por exemplo, em: rios, oceanos, lagos ou represas.

Os tipos de esporte existentes são classificados a partir do modo como se dá a sua prática e quanto ao seu objetivo. As principais classificações são: esportes de marca, esportes de precisão, esportes de invasão, esportes de rede e parede, esportes de combate, esportes técnico-combinatório e esportes de campo e taco.