Quais são as principais características do YouTube?

Perguntado por: lsantana . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

YouTube é uma plataforma de vídeos online. Por meio dela, usuários podem assistir, criar e compartilhar vídeos pela internet. Fundada em 2005, a plataforma possui mais de um bilhão de usuários pelo mundo. A ideia do YouTube é que seus usuários possam não apenas consumir conteúdos na plataforma, mas também produzi-los.

YouTube é um site de compartilhamento de vídeos enviados pelos usuários através da internet. O termo vem do Inglês “you” que significa “você” e “tube” que significa “tubo” ou “canal”, mas é usado na gíria para designar “televisão”.

Ao abrir o app YouTube para Android e fazer login, você verá a guia "Início". Quando você começar a assistir conteúdo na plataforma, essa guia exibirá vídeos sugeridos com base nas suas preferências e atividade no YouTube. Saiba mais sobre como gerenciar suas recomendações. para voltar à página inicial.

YouTube é uma plataforma de vídeos online. Por meio dela, usuários podem assistir, criar e compartilhar vídeos pela internet. Fundada em 2005, a plataforma possui mais de um bilhão de usuários pelo mundo. A ideia do YouTube é que seus usuários possam não apenas consumir conteúdos na plataforma, mas também produzi-los.

Ele traz entretenimento e informação sobre os mais variados assuntos. Além de bastante democrática, a plataforma é também uma grande ferramenta de aprendizagem que tem transformado a forma como as pessoas consomem conteúdos.

Música representa apenas 4.3% do conteúdo do YouTube. No entanto, faz 11% das visualizações. Claramente, muitas pessoas assistem a um número comparativamente pequeno de vídeos musicais. Não deve ser surpresa, portanto, que os vídeos mais assistidos de todos os tempos no YouTube sejam predominantemente vídeos de música.

1) Butter - BTS. Com 108 milhões de visualizações em um dia, Butter by BTS é sem dúvida o vídeo com mais visualizações do YouTube em 24 horas. Também atingiu 30 milhões de visualizações em 2 horas e 20 minutos.

Em 2006, o YouTube já era uma sensação e um dos sites de maior crescimento na rede. A plataforma chamou a atenção da Google, que até aquele momento usava o bem inferior Google Videos. A compra é anunciada em outubro de 2006 por 1,65 bilhão de dólares – uma pechincha.

Me at the Zoo

O primeiro vídeo postado pelo Youtube foi “Me at the Zoo”, no dia 23 de abril de 2005 por um dos fundadores da plataforma, Jawed Karim. O vídeo teve apenas 19 segundos e foi seguido pelo segundo vídeo postado no Youtube por apenas algumas horas.

18 anos (14 de fevereiro de 2005)

Discurso de ódio, comportamento predatório, violência explícita, ataques maliciosos e conteúdo que promova comportamentos nocivos ou perigosos não são permitidos no YouTube.

Quem pode usar o Serviço? Você precisa ter no mínimo 13 anos de idade para usar o Serviço; no entanto, crianças de todas as idades podem utilizar o Serviço e o YouTube Kids (se disponível na região do usuário), caso ele tenha sido ativado pelos pais ou responsável legal.

Acontece que usuários do YouTube são predominantemente homens, formando uma base de 62%. A maior parte de todos os usuários está no grupo entre 25 a 44 anos de idade, sendo 23% no grupo de 25 a 34 anos de idade e 26% no grupo de 35 a 44 anos.

Há uma regra em que, a cada mil visualizações, o dono do canal recebe um valor que corresponde a US$ 0,60 e US$ 5,00 pagos em dólar. Porém, os valores podem variar com o tempo, conforme as políticas estabelecidas pela plataforma.

Como plataforma educacional, o Youtube é uma ferramenta de vídeos que pode ser usada pelos educadores como lugar para ensinar e aprender, estreitando relacionamentos entre as pessoas. Sodré (2012) enfatiza que Piaget afirmava que o conhecimento começa nas interações e não nos objetos.

T-Series

O canal mais assinado do YouTube atualmente é T-Series, que acumulou mais de 244 milhões de inscritos desde 2006.

MrBeast, que recentemente se tornou o youtuber mais popular do mundo com um canal com 131 milhões de assinantes, disse que inicialmente não esperava que tantas pessoas assistissem ao vídeo.

Porém, existe uma estimativa de que os criadores de conteúdo ganhem, em média, US$ 0,01 até US$ 0,03 por cada visualização em seus vídeos. Com esses valores, 1 milhão de visualizações pode gerar entre US$ 10.000 e US$ 30.000.