Quais são as principais características do texto teatral escrito?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 11 votos

O texto teatral é escrito para ser representado, por isso apresenta duas características básicas. A primeira é que ele quase sempre não tem narrador. A outra é que ele combina a linguagem verbal com a não verbal (gestos, expressões fisionômicas, etc.).

A peça de Teatro divide-se em Atos e Cenas. Os Atos se constituem de uma série de cenas interligadas por uma subdivisão temática. As cenas se dividem conforme as alterações no número de personagens em ação: quando entra ou sai do palco um ator. O cerne ou medula de uma peça são os diálogos entre os personagens.

O texto teatral assemelha-se ao narrativo quanto às características, uma vez que o mesmo se constitui de fatos, personagens e história (o enredo representado), que sempre ocorre em um determinado lugar, dispostos em uma sequência linear representada pela introdução (ou apresentação), complicação, clímax e desfecho.

Os textos narrativos se caracterizam pela narração de acontecimentos. Os acontecimentos narrados podem ser verídicos ou fictícios e narrados em ordem cronológica ou psicológica. Como elementos narrativos, destacam-se: espaço, tempo, enredo, personagens, narrador, modo, motivo e resultado.

Dentre os elementos que constituem a linguagem teatral estão: personagem, figurino, maquiagem, cenário, sonoplastia, iluminação e objetos de cena.

PROFESSOR: Para que o teatro dramático exista, são necessários três elementos operativos que podemos chamar de “tríade essencial”: o texto, o ator e o público.

DRAMA - É um gênero onde o enredo se baseia principalmente em conflitos sentimentais humanos, muitas vezes com um tema geral triste. É entendido também como uma forma acentuada de tragédia. FARSA - Modalidade burlesca de peça teatral, caracterizada por personagens e situações caricatas.

Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados.

Sua principal característica é o uso de objetos cotidianos, ressignificados e deslocados de suas verdadeiras funções, se tornando personagens centrais da trama.

Resposta: Explicação: D) marcas de oralidade que podem ser transcritas por meio de transgressões ortográficas ou de pontuação expressiva.

Gênero Dramático

O Gênero Dramático (ou Teatral) faz parte de um dos três gêneros literários, ao lado do gênero lírico e épico. No entanto, o gênero dramático, como o próprio nome indica, são os textos literários feitos com o intuito de serem encenados ou dramatizados.

A estrutura do texto teatral
Esse gênero apresenta introdução ou apresentação, complicação, clímax e desfecho. Momento do texto em que os fatos iniciais são apresentados (Espaços, personagens e situação inicial). Momento do texto em que surge um problema gerando a ação dos fatos.

No texto narrativo, o narrador é o veículo dos acontecimentos, pois, é aquele que transmite a história. O texto teatral, entretanto, dispensa o narrador. No teatro a história não nos é contada, mas, sim, mostrada pelas personagens vividas pelos atores, como se fosse de fato a própria realidade.

Talvez a maior indicação de Lázaro Ramos para a leitura de um texto teatral seja: liberte-se de querer acertar de primeira. Ele recomenda começar sem intenção, primeiro ouvindo e entendendo o que o autor quis dizer. Depois leia de novo, reflita, pesquise, descanse e leia de novo.

Seus elementos principais são código/linguagem, contexto, produtor, leitor/ouvinte e função. Há cinco tipos textuais: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. Dentro desses tipos, há diversos gêneros, que se referem às práticas textuais. O texto pode ser verbal ou não verbal.

O que são os Tipos de Texto:
São tipos textuais o narrativo, o descritivo, o dissertativo, o injuntivo, o explicativo e o preditivo. Gêneros textuais (romances, poemas, relatórios, e-mails, teses, verbetes etc.) são compostos por tipos textuais.

5)elementos básicos doteatro que são os atores, o público e o texto. Existem outros elementosadicionais que complementam e tornam o show mais marcante, convincente e real, como maquiagem, figurinos, cenário e iluminação.

A linguagem teatral é aquela utilizada nos textos teatrais (ou dramáticos), os quais são escritos para serem representados. Os gêneros teatrais mais conhecidos são a comédia, a tragédia e a tragicomédia.

ela pode ser: protagonista, que é a principal; antagonista, que é o adversário, o vilão, que fará oposição ao protagonista; e o coadjuvante, que é a personagem secundária. Espectador: pessoa que observa, presencia qualquer ato ou espetáculo. Além deles, colaboram ainda diretores, dramaturgos e técnicos.

Os elementos cênicos presentes no teatro são aqueles de fundamental importância para que o espetáculo se realize. Dentre eles, podemos destacar: cenografia, figurino, maquiagem, sonoplastia, iluminação e objeto cênico, que caracterizam a peça e as personagens.