Quais são as principais características do senso crítico?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

O senso crítico é baseado no uso da razão e vai contra ao senso comum por não aceitar nenhuma verdade sem questioná-la. Quem pensa criticamente tem a capacidade de fazer a avaliação, o julgamento e discernir com base no equilíbrio.

O senso crítico é importante não apenas durante o período escolar do ser humano, mas toda a sua vida. Um senso crítico ativo auxilia o homem em diversas situações do cotidiano, bem como em circunstâncias onde deve-se agir eticamente e moralmente.

As pessoas que têm um senso crítico forte são capazes de analisar as informações de forma independente para chegar às 'próprias conclusões. Isso torna o indivíduo mais capaz de lidar com as complexidades da vida para tomar decisões assertivas para aproveitar oportunidades e fugir de armadilhas.

7 principais idéias para desenvolver um pensamento crítico

  1. Distribua a sua atenção com sabedoria. ...
  2. Repasse informações significativas e acionáveis. ...
  3. Explique-se. ...
  4. Teste genuinamente as suas ideias. ...
  5. Dê espaço para a iteração. ...
  6. Priorize por importância e urgência. ...
  7. Desafie o status quo.

O senso comum associa-se aquele conhecimento que não passa por reflexão, sendo aceito pela maioria das pessoas sem questionamentos. Por sua vez, o senso crítico é fortemente baseado em procedimentos de crítica e reflexão, além de passar pelo crivo do método científico e na pesquisa.

São qualidades particulares que podem ser psicológicas, intelectuais, físicas, entre outras. Como, por exemplo: Carolina é uma menina amável. Sua principal característica pessoal é a gentileza, sempre com palavras doces e disposta a ajudar os outros todo o tempo.

• CARACTERÍSTICAS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
É o conhecimento racional, sistemático, requer exatidão e clareza, e é verificável na realidade.

Comer manga com leite faz mal; Deixar as sandálias de cabeça para baixo ou abrir o guarda-chuva dentro de casa é um sinal de mau agouro; Cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido; Usar cores relacionadas a desejos na passagem do ano novo.

A Filosofia é uma forma do pensamento se desdobrar sobre si mesmo. De maneira conceitual e abstrata, a Filosofia preza, muitas vezes, por um rigor metodológico parecido com o rigor científico. Outras vezes, utiliza-se de novas perspectivas próprias de cada pensador e de cada trabalho filosófico desenvolvido.

O que é conhecimento filosófico? É um conhecimento racional, que tem como base questionamentos sobre questões da existência humana. Ou seja: esse tipo de conhecimento se caracteriza pelo esforço em questionar os problemas da vida humana, a partir da razão e da lógica.

Trata-se de um tema complexo, possuindo várias definições diferentes, que geralmente incluem a análise ou ponderação racional, cética, imparcial de evidências factuais.

O conhecimento crítico é o que sustenta a vantagem competitiva da empresa (ou uma área, um processo ou até uma pessoa). Esta é a razão pela qual os seus clientes a escolhem e confiam em si. É o saber fazer que a distingue do resto.

A falta de senso crítico e suas consequências: Uma das principais consequências da falta de senso crítico é a tendência de acreditar em informações falsas. Quando não questionamos a veracidade das informações que recebemos, corremos o risco de acreditar em notícias falsas e espalhar desinformação.

Para começar precisamos derrubar o egocentrismo, a tendência de ver a realidade a partir do nosso umbigo, que é a grande barreira para o pensamento crítico. Isso só ocorre se colocarmos nossos próprios interesses, ideias e valores no lugar correto – dentro de nós – e lembrar que o todo é maior que a soma das partes.

O hábito de priorizar perguntas, mesmo que elas não tenham respostas, é uma das características mais marcantes de um pensador crítico. Esse comportamento nasce da perspectiva de que tudo está em constante mudança e construção, e que sempre há coisas novas para aprender.

Bons pensadores críticos podem:

  • Identificar argumentos em lógica proposicional.
  • Evaluar argumentos usando tabelas de verdade e diagramas de Venn.
  • Usar o básico das regras de probabilidade e.
  • Identificar falácias lógicas comuns.

Ao aprimorar suas capacidades intelectuais através do cultivo do senso crítico, qualquer pessoa passa a solucionar melhor os problemas e consequentemente ter uma vida mais coerente com aquilo que se acredita. É importante lembrar que apesar de diferentes, os dois sensos são importantes para a humanidade.

Abaixo daremos alguns exemplos do que é caracterizado como senso comum:

  1. Chá de boldo cura problemas no fígado. ...
  2. Ameixa e mamão ajudam a regular o intestino. ...
  3. Em time que está ganhando não se mexe. ...
  4. Há solução para tudo, menos para a morte. ...
  5. Brasileiro gosta de samba, churrasco e futebol.

Significado de Bom senso
substantivo masculino Forma sensata e equilibrada de decidir e julgar; razoabilidade, prudência.