Quais são as principais características do rap?

Perguntado por: dalvim5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Ou seja, é uma mistura de ritmos intensos, com rimas poéticas, integrando o contexto social, cultural e politico onde está inserido. A música Rap em si, se lhe podemos chamar assim, tem uma batida rápida e bem acelerada, e a própria letra vem em forma de discurso, com muita informação e com pouca melodia.

A ORIGEM DO RAP
O Rap é um dos pilares do Movimento Hip Hop que se originou nos guetos de Nova Iorque por comunidades pobres jamaicanas, latinas e afro-americanas. O objetivo desse movimento era, e ainda é, o de combater a pobreza, a violência, o racismo, o tráfico de drogas, a falta de saneamento e de educação.

Muitas vezes, o hip hop segue a forma clássica do pop, Introdução (8 compassos) – Versos (8-16 compassos) – Refrão (8 compassos) – Versos (8-16 compassos) – Refrão (8 compassos) – Break(2-8 compassos) – Versos ou refrão (8-16 compassos) e termina. Esta estrutura, chamada de forma, não é uma regra inquebrável.

O hip hop emergiu em meados da década de 1970 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque. Estes subúrbios, verdadeiros guetos, enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infraestrutura e de educação, entre outros.

Vale lembrar que o próprio termo "rap" vem da junção entre palavras "rhythm e "poetry" ("ritmo e poesia").

Historicamente, a ideia de “quinto elemento” (os outros elementos são a dança break, o grafite, o Dj e o Mc) nasce a partir da já mencionada intervenção do DJ Afrika Baambata junto ao movimento.

Os Rappers conseguem desenvolver uma habilidade lingüística de tal maneira que brincam com as palavras utilizando figuras de linguagens, comparações, e outros elementos da língua. As rimas são bastante utilizadas nessas composições, e estas dão ênfase nas letras e facilitam sua compreensão e assimilação.

O Rap chegou ao Brasil no final dos anos 1980, com grupos de periferia que se reuniam na Galeria 24 de maio e na estação São Bento do metrô de São Paulo onde "JR Blaw", padrinho do grupo "Rota de Colisão" que nasce em 1990, uns dos primeiros a defender o Hip Hop na Praça São Bento, lugar onde o movimento punk começava ...

O rap é um estilo de música que se caracteriza por um recitado rítmico das letras, que não se cantam. Surgido nos Estados Unidos na metade do século XX, trata-se de um estilo que costuma ser associado à população norte-americana de raça negra apesar de, hoje em dia, transcende fronteiras e culturas.

Além da sua importância musical, ele também tem relevância social. Os rappers do nosso país inspiram e incentivam os jovens das favelas e das periferias a se afastar da criminalidade, com mensagens marcantes de luta e superação. Atualmente, vários artistas brasileiros têm se destacado no rap.

Resumo. Resumo - As músicas de RAP possuem uma natureza persuasiva capaz de suscitar nos jovens negros (as) o senso crítico aos problemas sociais e raciais. Em contextos excludentes, o RAP promove a afirmação e o autoreconhecimento, configurando-se como superação prática dos desafios impostos pelo cotidiano.

Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o DJing, breakdance e o graffiti. Outros elementos incluem a moda hip hop e gírias.

Afinal, esses são 4 pilares de um movimento cultural que mudou o mundo com uma pegada revolucionária. Nesse esquema, a cultura de rua envolve: ritmo e poesia (Rap com MCs e DJs), dança (Break) e arte gráfica (grafite).

Os três elementos - freestyle, batalhas e ciphers - são os componentes da dança hip hop. Com mais de trinta anos de existência, a dança hip hop se tornou amplamente conhecida após os primeiros profissionais de breakdance e locking, e os grupos de popping.

O jamaicano Kool Herc, apelido de Clive Campbell, é considerado o pai do hip-hop. Precursor do movimento que explodiria nos anos 1990, Kool se mudou para os Estados Unidos no início da década de 1960.

O cantor Jair Rodrigues, encontrado morto em casa nesta quinta-feira (8) aos 75 anos, é considerado o primeiro rapper brasileiro. Ele conseguiu o status de precursor do gênero por ter lançado, ainda nos anos 1960, "Deixa isso pra lá".

Os cantores de rap são conhecidos como rappers ou MCs, abreviatura para mestre de cerimônias.

44 ou 'vitória entre os dedos'
“Esse quatro-quatro representa a vitória entre os dedos, sempre V, V e V. Verso, verdade e vida, vitória sempre, sempre vitória”, explica.

A expressão RAP provém da língua inglesa, com o sentido de Rhythm And Poetry – traduzindo, Ritmo e Poesia. Este estilo é assim denominado porque mescla um ritmo intenso com rimas poéticas, integrando o cenário cultural conhecido como Hip Hop.