Quais são as principais características do judô?

Perguntado por: mibrahim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Judô é uma arte marcial praticada como esporte. Criada por Jigoro Kano em 1882, o judô é uma adaptação do jiu-jitsu, que tem por objetivo desenvolver técnicas de defesa pessoal, fortalecer o corpo, o físico e a mente de forma integrada. Foi considerado esporte oficial no Japão no final do século XIX.

Regras

  • Tatame. As lutas acontecem em um tatame quadrado, com medidas que variam de 14 a 16 metros.
  • Uniforme. Os judocas devem usar um quimono. ...
  • Duração da luta. ...
  • Pontuação Yuko. ...
  • Pontuação Waza-Ari. ...
  • Pontuação Ippon. ...
  • Penalidades.

As lutas são caracterizadas pelo uso de técnicas de agarramento, derrubadas e golpes que podem ser realizadas por dois ou mais competidores. Existem diferentes estilos de lutas e elas podem variar conforme as regras. As técnicas de lutas estão presentes nas artes marciais e também em sistemas militares.

Características Fundamentais das lutas 1. Enfrentamento físico; 2. Regras, a serem cumpridas; 3. Oposição entre indivíduos, com respeito; 4.

Resposta verificada por especialistas. A prática do judô traz consigo uma utilização muito grande de algumas capacidades físicas como, por exemplo a agilidade e muitas vezes a força, traz consigo também aspectos emocionais muito importantes como o auto controle e a auto confiança.

No judô, a faixa branca é o oitavo kyu e é seguida pela cinza, usada apenas por menores de 11 anos, a azul, a amarela, a laranja, a verde, a roxa ou violeta, a marrom e a preta.

Os judocas utilizam o judogui, que é composto por quatro peças: um casaco (wagui), uma calça (shitabaki), uma faixa (obi) e chinelos (zori). O conjunto de casaco e calça é também chamado de quimono, o qual pode ser branco ou azul. O primeiro competidor convocado usa um quimono branco e o segundo, um azul.

Além do desenvolvimento físico, o desenvolvimento intelectual, a paciência, o autocontrole, a sociabilidade, o respeito ao próximo, a redução da timidez, a responsabilidade e até mesmo os cuidados com o judogi (kimono). Amarrar e desamarrar a faixa também são aprendidos pelos judocas.

Osaekomi-waza
É uma técnica de imobilização que no Judô é fundamental a imobilizar o adversário.

No judô não são permitidos golpes no rosto ou que possam provocar lesões no pescoço ou vértebras. São proibidos também os golpes no rosto do adversário. Quando estes golpes são praticados, o lutador é penalizado e, em caso de reincidência, pode ser desclassificado.

Criada dentro do exército brasileiro, o Uru-Can mistura elementos de Karatê, Tae-kwon-do, Kung-Fu, Judô e Jiu-jitsu. Se trata de uma arte marcial 100% brasileira, embora utilize elementos de outras lutas já consagradas de origens japonesas e coreana.

Os movimentos envolvidos na prática do Judô como ukemis (quedas), nages (projeções), shisei (posturas), shintai (movimentação sobre o dojô) e kumi-kata (pegadas), favorecem o desenvolvimento do controle tônico e postural, lateralidade e estrutura espaço-temporal, que são elementos dos esquemas corporais.

gerais das lutas
Enfrentamento físico direto Regras Oposição entre indivíduos Objetivo centrado no corpo da outra pessoa Ações de caráter simultâneo Imprevisibilidade Fonte: Adaptado de Rufino (2014, p.

Existem várias lutas genuinamente brasileira. A capoeira, o Huka - Huka e o Jiu-jitsu brasileiro são alguns exemplos.

As lutas de distância curta são as de domínio, cujo objetivo dessa modalidade é agarrar ou puxar, derrubar ou imobilizar o adversário para vencer o combate, podemos citar o Judô, Jiu Jitsu e Sumo como exemplo.

Os princípios condicionais (contato proposital, fusão ataque/ defesa, imprevisibilidade, oponente/alvo e regras) regem as Lutas e as caracterizam. Buscar descobri-los, analisar e refletir sobre eles possibilitou criar uma definição para as Lutas e também para as Formas, uma de suas manifestações.