Quais são as principais características do estilo romântico?

Perguntado por: npacheco . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Entre as marcas principais do Romantismo estão o sentimentalismo, a supervalorização das emoções pessoais, o subjetivismo e egocentrismo. É dessa maneira que os poetas se colocavam como o centro do universo. Dentro de um universo particular, o poeta sente a derrota do ego, produz frustração e tédio.

Três fundamentos do estilo romântico: o egocentrismo, o nacionalismo e liberdade de expressão.

A prosa romântica é dividida em quatro tipos: urbana, regionalista, histórica e indianista.

A poesia romântica é dividida em três fases: o indianismo possui caráter nacionalista, o ultrarromantismo está associado ao sofrimento amoroso e à morbidez, e o condoreirismo apresenta crítica sociopolítica. Já a prosa romântica é composta por romances indianistas, urbanos, regionalistas e históricos.

O romantismo tinha como principal objetivo fazer oposição ao classicismo, ao racionalismo e ao iluminismo, contrariando a objetividade, a imagem do perfeito e o realismo, que caracterizavam esses movimentos anteriores.

As cores associadas ao estilo romântico são suaves, com tons neutros, como os tons pastéis e o branco. A essa paleta básica é possível adicionar pontos de cores fortes como o verde, lilás, amarelo, azul.

Gerado sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa, de fins do século 18, o romantismo surgiu no início do século 19, na Alemanha, França e Inglaterra, num momento histórico em que as classes sociais, como as conhecemos hoje, se definiam.

O artista romântico criava em suas obras uma atmosfera de fantasia e heroísmo, valorizando a emoção e a liberdade de criação. Além de acontecimentos históricos contemporâneos, também tinha como temática culto à natureza.

Alguns deles são:

  • egocentrismo (culto ao “eu”; o indivíduo como centro da existência);
  • nacionalismo;
  • exaltação da natureza enquanto cúmplice do sujeito;
  • idealização do herói, do amor e da mulher;
  • fuga da realidade por meio da morte, do sonho, da loucura ou da arte.

O romance realista surge orientado para a análise psicológica da sociedade, criticando-a a partir do comportamento das personagens, nomeadamente das que se consideram das classes dominantes, e procurando captar as condições mais miseráveis e torpes da vida real.

Assim, a linguagem do romantismo — mais simples, popular, subjetiva, melodiosa, confessional, idealizada, eloquente e repleta de lirismo e dualismos —, apresenta uma ruptura com os modelos clássicos (cultura greco-romana), proporcionando uma aproximação com o novo público consumidor ao revelar seus próprios anseios: a ...

Gonçalves de Magalhães

O Romantismo no Brasil teve início com a publicação do livro Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães em 1836. Nesse mesmo período, foi lançada a revista Niterói que também difundia ideias românticas.

O Romantismo trouxe a liberdade de expressão, o que possibilitou aos artistas falarem sobre diversos temas. Destacam-se: o nacionalismo, a religiosidade e a idealização da mulher. O ideal nacionalista no Romantismo surgiu por diversos motivos, sendo possível identificar em várias regiões.

O nacionalismo ufanista, o indianismo e a valorização da natureza são as principais características da primeira geração do Romantismo brasileiro.

A segunda geração romântica no Brasil é o período que corresponde de 1853 a 1869. Denominada “Ultrarromântica” ou a Geração “Mal do Século” os principais temas dessa fase são: morte, amor não correspondido, tédio, insatisfação, pessimismo.