Quais são as principais características do esporte?

Perguntado por: enunes3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Dessa explicação podemos extrair quatro características que são fundamentais para dizer se determinada prática é um esporte: 1) ter regras fixas; 2) a subordinação dessa prática a algum órgão oficial; 3) é uma atividade competitiva; 4) o atleta está sempre em busca de um tipo de recompensa maior do que o prazer de ...

Os objetivos do esporte na formação humana, segundo Teixeira (1999), são a promoção da saúde, sociabilização, construção de valores morais e éticos, recreação e lazer.

“Esportes de marca são caracterizados pelo fato de o resultado surgir da comparação dos índices alcançados pelos atletas durante a realização da prova, medidos em segundos, metros ou quilos. Muitos esportes praticados no mundo todo têm esse princípio de comparação.

O esporte de lazer se caracteriza pelo não-profissionalismo e tem como características principais a busca por prazer e socialização, compensação, recuperação ou manutenção da saúde, equilíbrio psicofísico, restauração e relaxamento (STIGGER, 2002).

Os esportes individuais são notadamente relacionados ao indivíduo e seu desejo de performance ou prática em determinada modalidade que não existe, necessariamente, a participação de uma equipe colaborativa. Na maioria deles, há a ação de um desportista de um lado e um outro desportista como adversário.

O Esporte de Rendimento é caracterizado pela busca por resultados, vitórias e recordes em modalidades esportivas regidas por normas universalmente preestabelecidas e vinculadas a federações e confederações nacionais e internacionais de esporte, que exigem dos atletas alto grau de dedicação.

Os tipos de esporte existentes são classificados a partir do modo como se dá a sua prática e quanto ao seu objetivo. As principais classificações são: esportes de marca, esportes de precisão, esportes de invasão, esportes de rede e parede, esportes de combate, esportes técnico-combinatório e esportes de campo e taco.

Melhora o comportamento e a concentração
Ao praticar exercícios, o corpo libera substâncias responsáveis pelo bem-estar. A serotonina e a dopamina, por exemplo, ajudam a aumentar a autoestima, o relaxamento, a disposição, e contribuem para a felicidade, de modo geral.

Aumenta o condicionamento físico e a resistência
Com músculos fortes, você conseguirá se movimentar melhor e terá menos cansaço. Além disso, você terá mais fôlego e seu coração conseguirá bombear mais sangue, o que pode evitar o surgimento de doenças cardíacas. Os benefícios do esporte para a saúde são muitos.

No dicionário, a definição de esporte é “cada uma das atividades físicas desenvolvidas por uma pessoa ou um grupo, com regularidade ou não, com o fim de recreação ou competição”.

“O esporte educacional, desde que trabalhado de maneira pedagógica pode produzir vários benefícios, como aumentar a cooperação e a socialização e a desenvolver o espírito de liderança e o respeito”, afirma. “O esporte é um importante elemento na preparação de crianças e jovens para a vida em sociedade.”

Esportes de invasão são aqueles em que duas equipes disputam a posse de um objeto (geralmente uma bola) para conduzi-lo até a meta, que pode ser o gol ou a cesta, no campo adversário. Os pontos são marcados, portanto, ao invadir o espaço de defesa do oponente: daí a origem do nome dessa categoria de esportes.

Os tipos de esportes podem ser classificados como:

  • Esportes de invasão.
  • Esportes de rede.
  • Esportes de campo e taco.
  • Esportes de parede.
  • Esportes de combate.
  • Esportes de marca.
  • Esportes de precisão.
  • Esportes técnico-combinatório.

As modalidades de esportes coletivos ainda são as mais presentes nas aulas de educação física, como futebol, basquete, vôlei, handebol, queimada etc. Dentre as modalidades individuais, muitos professores aplicam, por exemplo, práticas do atletismo, capoeira, ginástica e natação.

Importância do esporte na sociedade
Além dos benefícios à saúde que a prática esportiva traz, é uma forma de criar e fortalecer laços. Pois o esporte tem o poder da socialização, em que não se separa gênero, raça, religião ou classe social.