Quais são as principais características do desenvolvimento da primeira infância?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

A primeira infância compreende a fase dos 0 aos 6 anos e é um período crucial no qual ocorre o desenvolvimento de estruturas e circuitos cerebrais, bem como a aquisição de capacidades fundamentais que permitirão o aprimoramento de habilidades futuras mais complexas.

Nesse período, as crianças também apresentam um maior domínio e entendimento da fala. Assim, aos 3 anos, é comum que os pequenos e pequenas consigam cantar, contar histórias e manter pequenos diálogos. Nesta fase, o tempo de concentração aumenta.

A importância da primeira infância
O desenvolvimento psicossocial, cognitivo e das conexões neurais, junto com a consciência da existência de regras são os pontos mais relevantes, exclusivos da primeira infância e fundamentais para a formação da criança e do adulto que será no futuro.

Conceito de desenvolvimento: o desenvolvimento refere-se a mudanças progressivas ao longo do tempo. * Mudanças quantitativas: (volume- pode ser medido) ex. crescimento físico ou no vocabulário. * mudanças qualitativas: (tipo) ex.

Entendendo as 4 fases da infância

  • Primeira infância. ...
  • Fase pré-escolar. ...
  • Período de latência. ...
  • Estágio da puberdade.

1) ESTÁGIO PRÉ-NATAL: Concepção ao nascimento; 2) PRIMEIRA INFÂNCIA: de zero a três anos; 3) SEGUNDA INFÂNCIA: dos três aos 06 anos; 4) TERCEIRA INFÂNCIA: dos 06 aos 12 anos – Adolescência. Formação da estrutura e órgãos corporais básicos; O crescimento físico é rápido; Grande vulnerabilidade às influências ambientais.

Já na segunda infância, há a formação da fala, da memória, da imaginação e da inteligência emocional. Nessa fase, deixe a criança se alimentar e se vestir sozinha, ensine a guardar os brinquedos e incentive a emprestá-los.

Os períodos evoluem de modo que cada um engloba e amplia o outro. Piaget não segue uma regra para definir idades exatas, mas esses períodos se apresentam em seqüência e estão divididos em quatro etapas: período sensório-motor, período pré-operatório, período operatório concreto e período operatório formal.

O desenvolvimento infantil para a teoria de Piaget considera 04 fases no que diz respeito a cognição, que são: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Nessa fase a criança desenvolve a competência de manter a concentração em sensações e movimentos.

Fazer com que as crianças consigam desenvolver suas capacidades é um dos papéis da escola na primeira infância. Isso porque, a partir de um bom planejamento educacional, elas conseguirão ampliar suas habilidades: escrita, corporal, oral, científica, matemática, musical, entre outros.

De acordo com Freud, as crianças passam por cinco fases de desenvolvimento:

  • I – A fase oral (0 – 1 ano)
  • II – A fase anal (1 – 3 anos)
  • III – A fase fálica (3 – 5 anos)
  • IV – O período de latência (5 anos – puberdade)
  • V- A fase genital (puberdade e vida adulta)

Aspecto físico-motor: descreve a maturação do corpo e da mente. Aspecto intelectual: se refere à capacidade cognitiva do ser humano. Aspecto afetivo-emocional: mostra a capacidade de integrar experiências e emoções, construindo seus sentimentos. Aspecto social: reações e posturas relacionadas às vivências em sociedade.

O desenvolvimento afetivo, social e físico das crianças de pouca idade tem um impacto direto em seu desenvolvimento e na pessoa adulta que elas se tornarão. Por isso a importância de entender bem a necessidade de investir nas crianças bem pequenas para maximizar seu futuro bem-estar.

É considerado primeira infância o período que vai da gestação aos 6 anos de idade (idade da primeira infância), quando as crianças têm suas primeiras experiências, o primeiro contato com o mundo e outras pessoas.

Existem quatro áreas do crescimento e desenvolvimento infantil que devem ser acompanhadas pela escola. São as fases física, cognitiva, social e afetiva. Elas devem ser observadas com bastante atenção para identificar se a criança apresenta alguma dificuldade.

A infância é a etapa inicial da vida compreendida entre o nascimento e os 12 anos de idade. As experiências vividas nesse período são cientificamente reconhecidas por afetar profundamente o desenvolvimento físico, mental, social e emocional dos indivíduos.

“Do ponto de vista pedagógico e com bases no Jean Piaget, grande pesquisador das fases do desenvolvimento infantil, são quatro as fases: o sensório motor, que acontece de 0 a 2 anos; o pré-operatório que abrange dos 2 aos 7 anos; o operatório concreto, que envolve as crianças dos 8 aos 12 anos de idade; e o operatório ...

Sensório-motor (0 a 2 anos): Nesse período o bebê realiza o processo adaptativo básico de tentar compreender o mundo que o cerca.

Infância é o período de crescimento que vai do nascimento à puberdade, ou seja, do zero aos doze anos de idade. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, considera-se como criança a pessoa com até doze anos incompletos, enquanto que entre os doze e dezoito anos encontra-se a adolescência.

Estágio pré-operacional ou simbólico (2 a 7 anos):
A criança ainda é egocêntrica (se vê no centro de tudo e entende o mundo a partir da sua própria vivência) e não tem a capacidade de se colocar no lugar dos outros. Esse é um longo processo!

Fase da Primeira Infância Do nascimento até os 4 anos de idade. Fase Pré-escolar (período edipiano) Abrange dos 4 aos 6 anos de idade. Fase da Segunda Infância (período de latência) Dos 6 anos até a puberdade. Fase da Adolescência (da puberdade até a idade adulta) Dos 10 até os 18 anos.