Quais são as principais características do conhecimento filosófico?

Perguntado por: ebrito . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

O conhecimento filosófico é um conhecimento racional, que tem como base questionamentos sobre questões da existência humana. Ou seja: esse tipo de conhecimento se caracteriza pelo esforço em questionar os problemas da vida humana, a partir da razão e da lógica.

3 – Conhecimento filosófico
É um conhecimento pragmático cujo principal objetivo é encontrar explicações para os fenômenos aos quais estamos sujeitos. Alguns exemplos de conhecimento filosófico são questões referentes à existência ou não da vida após a morte ou à razão de estarmos aqui.

São quatro estes requisitos: rigorosidade, criticidade, totalidade e radicalidade. Estas quatro características ou requisitos formam a condição de possibilidade da filosofia. Vejamos então um pouco mais detalhadamente cada uma destas características.

• CARACTERÍSTICAS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
É o conhecimento racional, sistemático, requer exatidão e clareza, e é verificável na realidade.

O que dá início ao surgimento da filosofia, é portanto a necessidade que os gregos de entender o mundo a partir de explicações racionais, com apresentação de provas incontestáveis, de argumentos bem formulados e com boa base teórica, uma vez que as explicações mitológicas já não se mostravam suficientes.

A filosofia sempre foi uma interrogação das coisas essenciais da vida: quem somos, para onde vamos, de onde viemos e qual o caminho e a chave da felicidade humana. Os gregos, buscaram responder estas questões, a partir da vida vivida, sem recorrer aos mitos e aos deuses.

Conhecimento empírico, científico, filosófico e teológico.

Existem quatro tipos de conhecimentos: empírico, científico, filosófico e religioso. Quer aprender sobre cada um? Então está no lugar certo.

Esses conhecimentos podem ser classificados em cinco principais vertentes: conhecimento científico, conhecimento teológico, conhecimento empírico, conhecimento filosófico e conhecimento tácito.

  • Conhecimento científico. ...
  • Conhecimento teológico (religioso) ...
  • Conhecimento empírico. ...
  • Conhecimento filosófico. ...
  • Conhecimento tácito.

Entre outras características inerentes ao conhecimento científico, destaca-se o fato de ser: racional, objetivo, factual, analítico, comunicável, acumulativo, explicativo, entre outros fatores relacionados a investigação metódica.

O conhecimento científico é baseado nas experimentações, com a finalidade de atestar a veracidade e a validade de uma hipótese. Já o conhecimento filosófico também possuindo um caráter racional e lógico, mas não requer a necessidade de comprovação científica.

Este período é marcado pelo pensamento voltado principalmente a explicar a natureza, o Universo, suas leis e fundamentos através da razão e da lógica. A geometria, aritmética, física e química tem várias de suas primeiras ideias registradas nessa época.

O conhecimento filosófico é um conhecimento racional, que tem como base questionamentos sobre questões da existência humana. Ou seja: esse tipo de conhecimento se caracteriza pelo esforço em questionar os problemas da vida humana, a partir da razão e da lógica.

Isto é, a conhecimento científico é composto principalmente por três elementos: a observação, a experimentação e as leis. Esse é, em linhas gerais, o método científico.