Quais são as principais características do conhecimento?

Perguntado por: acoutinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

O conhecimento supõe três elementos: o sujeito (a consciência), o objeto (aquilo a que o sujeito se dirige para conhecer) e a imagem (o ponto de coincidência entre objeto e o sujeito). O homem precisa pensar.

O conhecimento surge a partir da necessidade do homem em compreender a realidade. É resultado da interação com o meio em que vive. Dependendo da circunstância na qual o sujeito adquire o saber, podemos reconhecer os seguintes tipos de conhecimento: empírico, científico, religioso (teológico), filosófico e tácito.

Quais são as principais características do conhecimento filosófico? As principais características da busca por conhecimento pautado na filosofia são 4 ao todo: é sistemático, elucidativo, crítico e especulativo.

Esses conhecimentos podem ser classificados em cinco principais vertentes: conhecimento científico, conhecimento teológico, conhecimento empírico, conhecimento filosófico e conhecimento tácito.

Os estudiosos do processo de conhecimento apontam para várias fontes, relacionadas de uma maneira ou de outra com as chamadas faculdades da alma ou do espírito humano, e compartilhadas algumas delas pelos animais, como veremos em seguida. Estes são: os órgãos dos sentidos, memória, a imaginação, a razão e a intuição.

O conhecimento é formado por 3 elementos básicos:

  • o sujeito (ou cognoscente): a pessoa capaz de obter o conhecimento;
  • o objeto (ou cognoscível): o quê ou aquilo que se pode conhecer;
  • a representação: que é o entendimento do objeto pelo sujeito.

Ao longo da história da humanidade, iremos distinguir quatro tipos de conhecimento: o conhecimento popular ou senso comum, o conhecimento religioso, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico.

A capacidade de pensamento racional do ser humano e a capacidade de organizar o conhecimento, classificando e criando eles através de métodos são as principais características que fazem todo o conhecimento do mundo ser dobrado a cada década.

O conhecimento empírico tem duas características centrais: a primeira é que não tem comprovação científica e a segunda é que resulta da experiência e da observação de pessoas. Isso não significa que é um conhecimento inválido. Esse tipo de saber oferece muitas respostas aos problemas do cotidiano.

São exemplos de conhecimento: o conhecimento sobre um fato, acerca de um produto/serviço, proveniente de estudos ou experiências, o conhecimento das leis, o autoconhecimento etc. O conhecimento é o principal fator de influência nas decisões, atitudes, comportamentos e perspectivas.

Conhecimento religioso (também chamado de conhecimento teológico) é todo conhecimento baseado em doutrinas sagradas ou divinas. O conhecimento religioso é sustentado pela fé religiosa, ou seja, a crença de que todos os fenômenos acontecem pela vontade de entidades ou energias sobrenaturais.

O conhecimento artístico é, portanto, uma expressão privilegiada de entendimento intuitivo sobre o mundo, tanto para o artista que cria suas obras quanto para o apreciador que se entrega a elas para buscar ou atribuir possíveis sentidos e interpretações.

uso da razão (racionalidade); estudo do homem (como ser); a natureza passou a ser mais valorizada; os fatos são comprovados pela ciência.

O que é conhecimento filosófico? O conhecimento filosófico é um conhecimento racional, que tem como base questionamentos sobre questões da existência humana. Ou seja: esse tipo de conhecimento se caracteriza pelo esforço em questionar os problemas da vida humana, a partir da razão e da lógica.