Quais são as principais características do catolicismo?

Perguntado por: lbonfim . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

As práticas da religião católica são de viés cristão, ou seja, acredita apenas em Deus como ser onisciente, onipotente e onipresente: tudo sabe, tudo pode e tudo vê. Existem duas rezas que revelam bem a fé e prática do católico: elas são a Ave Maria e o Credo.

O Catolicismo construiu sua vocação sincrética na dualidade do singular e do plural, entre a multiplicidade de expressões e a unidade político-administrativa do papado, apoiado em uma cúria e um colégio central. Ao falar de Catolicismo, falamos da Igreja Católica Apostólica Romana.

Os três pilares da Igreja Católica: Tradição, Magistério e Sagrada Escritura.

144. A comunidade eclesial missionária, como ambiente de vivência da fé e forma da presença da Igreja na sociedade, é sustentada por quatro pilares fundamentais: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária.

Ser católico é fazer parte da Igreja Católica, que também considera Cristo como o messias e salvador, mas conta com doutrinas e dogmas a serem seguidos pelos fiéis. Logo, um católico é cristão, mas nem todo cristão é católico. Neste sentido, os católicos veem a religião segundo a interpretação da Igreja Católica.

1. Relativo à religião que reconhece o papa por chefe universal, geral.

O papa é também o bispo de Roma e comanda a igreja universalmente. Cardeal: escolhido pelo papa para compor junto com ele o topo da hierarquia da igreja. Pode ter funções administrativas no Vaticano.

Religião dos brasileiros

  • Católica: 50%
  • Evangélica: 31%
  • Não tem religião: 10%
  • Espírita: 3%
  • Umbanda, candomblé ou outras religiões afro-brasileiras: 2%
  • Outra: 2%
  • Ateu: 1%
  • Judaica: 0,3%

provenientes das ideias de Jesus Cristo, fundador e considerado o maior apóstolo do cristianismo, surgiu e ficou conhecida no mundo antigo (Antiguidade).

A doutrina católica repousa sobre três pilares que formam a base da nossa religião. São eles: a Sagrada Escritura (isto é, a Bíblia); a Sagrada Tradição e o Sagrado Magistério.

Nossas Regras de Fé começam da seguinte forma: “Cremos em Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho, Jesus Cristo, e no Espírito Santo” (versículo 1). Temos a crença na Trindade em comum com o restante da cristandade, mas seu significado para nós é diferente do partilhado pela maioria.

A Igreja católica se baseia no cristianismo, a crença em Jesus Cristo, um homem que afirmava ser enviado pelo criador do mundo, Deus, para falar à humanidade. Ela surgiu no século 1 da nossa era, sendo o calendário cristão definido pelo ano que se supõe ser o nascimento de Jesus.

A Igreja se apoia em três colunas, e é preciso entender bastante isso: a Sagrada Escritura, a Bíblia escrita; a Sagrada Tradição, que é a Bíblia que não foi escrita; e o Sagrado Magistério.

Os Cinco Mandamentos da Igreja são cinco obrigações ligadas à vida litúrgica que todo católico deve cumprir para sua salvação e crescimento espiritual. Podemos e devemos sempre fazer o nosso máximo, mas a missa, a confissão, a comunhão, o jejum e o dízimo são o mínimo que precisamos cumprir.

Esta lição traz uma breve visão geral sobre o plano de salvação, ressaltando os três elementos principais do plano: a Criação, a Queda e a Expiação de Jesus o Cristo.