Quais são as principais características do Bolero?

Perguntado por: oveloso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

O Bolero é uma dança romântica por natureza. É dançada em par e caracterizada pelo abraço sem "sobras". É uma dança dinâmica, que possibilita rodar muito o salão. A palavra BOLERO vem de "boleras" que eram ornamentos de vestidos de dançarinas espanholas que imitavam bailados ciganos.

O bolero, mesmo sendo tão popular, não tem sua origem muito clara. Alguns acreditam que nasceu na Espanha no século X, enquanto outros defendem que nasceu em Santiago, Cuba, entre 1983 e 1985 pela voz do José Pepe Sanchez com a canção “Tristezas”.

O Bolero é um ritmo que mescla raízes espanholas com influências locais de vários países hispano-americanos. Surgiu na Espanha, mas sofreu modificações, especialmente desenvolvendo temas mais românticos e ritmo mais lento.

Independentemente da variação, seja a mais romântica ou a mais sensual, o bolero é uma dança energética, clássica e muito requisitada, que levanta o moral e inspira os melhores sentimentos humanos.

O passo básico do Bolero parte de “dois pra lá, dois pra cá” ou do “um pra lá, um pra cá”, executado de forma lenta. Para desenvolvê-lo a dupla, deve afastar a perna direita da esquerda lateralmente e, em seguida, aproximar a perna esquerda da direita, repetindo essa sequência da direita mais uma vez.

José Sanchéz

José Sanchéz, um cantor cubano do século XIX, foi o criador do Bolero (um ritmo que mescla raízes espanholas com influências locais de varios países hispano-americanos). "Tristezas" é considerado o primeiro Bolero. Escrito em 1885 pr Jose Pepe Sanchez, "Tristezas" ainda é tocado hoje em dia.

Geralmente, as vestimentas do dançarino incluem uma calça, camisa branca, gravata e um terno com ombreiras que lembram as vestimentas de um toureiro ou um colete. Já a roupa adequada para a mulher é composta por um vestido longo com saia cheia e pode incluir um bolero que combine com os adornos da outra peça.

Primeiros sucessos
Poucos dias depois, Roberto gravou o compacto com o chá-chá-chá “Louco por Você” e o bolero “Não é Por Mim”, lançado em 1961. Foi o começo do sucesso.

Algumas fontes dizem que o Bolero é originário da Espanha; em outras, diz-se que surgiu na Cuba e viajou por toda América Latina e finalmente chegou no brasil por volta de 1880.

A pose inicial de dança, que parte do condutor com o braço esquerdo levantado, recebendo suavemente a mão direita do conduzido. O braço direito dele fica apoiado um pouco acima da cintura do conduzido, na parte de trás. Já o braço esquerdo do conduzido se apoia na região da escápula do condutor (NAS COSTAS).

no brasil, o bolero sofreu influência do tango e agregou giros, caminhadas, cruzadas e outras variações tornando a dança mais atraente, criando o bolero carioca. a base da dança é o famoso “dois pra lá, dois pra cá”, mas sofre algumas variações dependendo do local.

Sua estrutura básica parte do “dois pra lá, dois pra cá” ou do “um pra lá, um pra cá”. Ao chegar ao Rio de Janeiro, esse ritmo foi influenciado pelo tango, tornando sua dança mais complexa por requerer giros e caminhadas pelo salão.

A dança proporciona aos alunos um desempenho na criatividade, musicalidade, socialização, capacidades motoras, coordenação, flexibilidade, psicológico, postura, atitudes, gestos e ações cotidianas, autoestima, superação da timidez, objetiva ainda melhorar o comportamento da criança, resgatar valores culturais, além do ...

Os elementos formais da Dança, nestas diretrizes, são: movimento corporal: o movimento do corpo ou de parte dele num determinado tempo e espaço; • espaço: é onde os movimentos acontecem, com utilização total ou parcial do espaço; • tempo: caracteriza a velocidade do movimento corporal (ritmo e duração).