Quais são as principais características de uma pirâmide?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

A pirâmide é um sólido geométrico que possui base poligonal e faces laterais triangulares que se encontram em um ponto conhecido como vértice. As faces laterais da pirâmide são sempre triangulares. Como todas as faces da pirâmide são polígonos, ela pode ser classificada como um poliedro.

Pirâmide Hexagonal: sua base é um hexágono, composta de sete faces: seis faces laterais e face da base.

Existem três tipos de pirâmides: número, biomassa e energia. As pirâmides ecológicas são formas gráficas de representar os níveis tróficos de uma cadeia alimentar.

Prismas: São poliedros que apresentam duas bases paralelas e congruentes, n faces laterais (paralelogramos) e (n+2) faces. Pirâmides: São poliedros que apresentam uma base, n faces laterais (triângulos) e (n+1) faces.

Pirâmide triangular: base é um triângulo. Pirâmide quadrangular: base é um quadrado. Pirâmide pentagonal: base é um pentágono. Pirâmide hexagonal: base é um hexágono.

Conforme a base

  • Pirâmide Triangular: sua base é um triângulo. Então, este sólido terá quatro faces: três faces laterais triangulares e a face da base, também triangular.
  • Pirâmide Quadrangular: sua base é um quadrado ou retângulo. ...
  • Pirâmide Pentagonal: sua base é um pentágono. ...
  • Pirâmide Hexagonal: sua base é um hexágono.

possuem a mesma quantidade de faces. a pirâmide de base hexagonal possui seis faces, sete vértices e doze arestas. a pirâmide de base triangular possui oito arestas, quatro faces e quatro vértices.

Faces da pirâmide retangular
As faces de uma pirâmide retangular são as superfícies planas formadas nos limites da pirâmide. Todas as pirâmides são constituídas por uma base e faces triangulares laterais. No caso de uma pirâmide retangular, temos uma base retangular e quatro faces triangulares laterais.

A fórmula utilizada para calcular o volume da pirâmide é o produto entre a área da base e a altura dividido por três.

Porém, o faraó era apresentado como a personificação de deuses na Terra, e ao morrer, aos céus retornaria. Para os antigos egípcios, uma estrutura funerária de formato triangular facilitaria a ascensão do rei, e daí as pirâmides.

Vértice da pirâmide é o ponto isolado P mais distante da base da pirâmide. Eixo: Quando a base possui um ponto central, isto é, quando a região poligonal é simétrica ou regular, o eixo da pirâmide é a reta que passa pelo vértice e pelo centro da base. Altura é a distância do vértice da pirâmide ao plano da base.

Assim, o número de arestas é dois a menos do que a soma do número de vértices e de faces. Por exemplo, um cubo tem 8 vértices e 6 faces, logo possui 12 arestas.

As pirâmides são sólidos geométricos construídos no espaço com base em um polígono no plano e um ponto fora desse plano. Por tratar-se de uma figura tridimensional, é possível calcular o seu volume, além disso, podemos planificá-la e assim encontrar sua área.

As pirâmides ecológicas podem ser classificadas em três tipos: número, biomassa e energia. Essas pirâmides podem ser ainda diretas (com a base maior que os outros andares) ou invertidas (com a base menor que um ou mais andares da pirâmide). As pirâmides de energia são as únicas que nunca podem ser invertidas.

As pirâmides ecológicas são representações gráficas das interações tróficas entre as espécies em uma comunidade. Elas representam o fluxo de energia e matéria entre os níveis tróficos, no decorrer da cadeia alimentar. Na base da pirâmide estão os produtores, seguidos dos herbívoros e carnívoros.

Prismas (Definição): são poliedros que possuem faces laterais retangulares e duas bases idênticas e paralelas entre si. Pirâmide (Definição): são poliedros que possuem uma base, suas faces laterais são triangulares e todas as arestas determinadas pelas faces laterais possuem um único vértice em comum.