Quais são as principais características de uma etnia?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

A etnia, ou grupo étnico, distingue uma uniformidade cultural, com as mesmas tradições, conhecimentos, técnicas, habilidades, língua e comportamento. Pesquisadores da etnicidade também consideram as características genéticas como sendo étnicas.

Os grupos étnicos distinguem-se por características de cunho cultural, como a língua, religião, vestuário, entre outros aspectos.

Na atual classificação do IBGE, a respeito do quesito "cor ou raça", encontram-se as seguintes categorias: brancos, pardos, pretos, amarelos e indígenas. O IBGE verifica a composição brasileira através de um censo realizado a cada 10 anos. A composição por cor ou raça é verificada pela autodeclaração.

O Brasil possui cinco etnias com maior população indígena no país. Em primeiro, aparecem a etnia Tikuna, seguido por Guarani Kaiowá, Kaingang, Makuxi e Terena.

A distinção de grupos étnicos é feito pelas características sociais e culturais de determinado grupo e seu território original. Negros, brancos, latinos, etc. Há vários tipos de etnia. Alguns exemplos são bantos, zulus, curdos, aborígenes, bascos, guaranis, bérberes, etc.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) 2016, divulgada hoje (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que, no critério de declaração de cor ou raça, a maior parte da população brasileira residente é parda: são 95,9 milhões de pessoas, representando 46,7% do ...

Etnia refere-se ao âmbito cultural; um grupo étnico é uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas, culturais e semelhanças genéticas. Essas comunidades geralmente reclamam para si uma estrutura social, política e um território.

Diversidade étnico-racial e cultural
O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro.

Etnia é um grupo definido pela mesma origem, afinidades linguísticas e culturais, enquanto que raça como distinção entre os homens é um conceito socialmente construído de que existiriam diferenças biológicas entre as etnias.

Já o termo “etnia” costuma definir as populações com base também em suas diferenciações culturais e linguísticas, envolvendo também tradições, religiões e outros elementos. A população brasileira originou-se da miscigenação de vários povos.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) 2021, 43,0% dos brasileiros se declararam como brancos, 47,0% como pardos e 9,1% como pretos.

pardos, mulatos, caboclos e cafuzos.
Brancos: A maioria da população branca do Brasil tem origem ou descendência européia, já que espanhóis, holandeses, italianos, eslavos, dentre outros, vieram para o país no período colonial.

A diversidade étnica é a união de diferentes povos em uma mesma sociedade. Como já foi dito, etnia é um grupo de indivíduos que possuem compatibilidades de origem, história, idioma, religião e cultura, não importa o país em que estejam naquele dado momento.

Grupos Étnicos e Línguas
O maior grupo étnico é o chinês han, que constitui cerca 91,5% da população total.

Brasil registra 274 línguas indígenas diferentes faladas por 305 etnias — Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

Mulatos: São descendentes de negros e brancos. Caboclos: São descendentes de índios e brancos. Cafuzo: São descendentes de índios e negros. Indígenas: São nativos da região brasileira.

A diversidade étnica da população brasileira é resultado de pelo menos 500 anos de história, em que aconteceu a mistura de basicamente três grupos, são eles: os índios (povos nativos), brancos (sobretudo portugueses) e os negros (escravos).

Ancestralidade é tudo o que se relaciona com a nossa ascendência, ou seja, as gerações anteriores. É um conjunto de fatores hereditários, que são passados de geração em geração, e estão diretamente ligados às origens da nossa família. Por isso, é uma herança.

2. Naturalizar a pergunta “qual é a sua cor ou raça/etnia?”, ou seja, integrá-la ao conjunto de informações (nome, idade, sexo etc....) de forma natural; 3.

Hoje é possível realizar um teste de ancestralidade facilmente, onde diversos laboratórios já oferecem este exame a seus clientes. A coleta do material a ser analisado é bem simples, basta um pequeno furo no dedo ou a coleta utilizando um swab na parte interna da bochecha.