Quais são as principais características das danças urbanas?

Perguntado por: oespinosa . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

É importante que percebam que as Danças urbanas possuem as seguintes características: movimentos fortes, sincronizados harmoniosos, rápidos, ora simétricos, ora assimétricos, fazendo uso das pernas, cabeça e ombros, coreografados, com músicas que possuem uma “batida forte”.

Em complexidades e níveis específicos, os movimentos da dança tonificam a musculatura corporal, trabalham a flexibilidade das articulações, promovem a queima de calorias e beneficiam a circulação sanguínea.

Um jeito de dançar com ritmo mais rápido, uma vertente do rap mais agressiva. É caracterizado por movimentos livres, expressivos, de improviso, raramente são coreografados.

O breakdance integra o hip hop uma subcultura própria que une dança, música, moda e o grafite. Surgido em Nova York nos anos 70, era manifestação alternativa de jovens para não entrar em gangues de rua. O breakdance é utilizado como diversão ou competição no mundo.

HIP HOP E DANÇAS URBANAS
Esta última é a mais conhecida forma de dança urbana no Brasil e, muitas vezes, os praticantes de outros estilos começam nela, como Paula Dri. No entanto, estilos como o popping e o locking foram criados antes mesmo do breakdance.

A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.

A Dança de Rua surgiu através dos negros das metrópoles Norte Americanas. As primeiras manifestações surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows.

Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações. Estabilidade e instabilidade.

Na década de 80, as danças urbanas começaram a se popularizar no Brasil. O sucesso de videoclipes de artistas norte-americanos, e filmes como “Beat Street” e “Breakdance” fizeram sucesso com a street dance.

As danças urbanas têm como finalidade proporcionar aos seus adeptos uma forma de autoafirmação perante a sociedade, demonstrando um movimento de resistência marcado pelo empoderamento da cultura negra e urbana.

DJ Kool Herc

A Dança de Rua não surgiu isolada, ela passou a existir juntamente com outros elementos da cultura hip hop, o rap, o MC e o graffiti. Podemos identificar alguns de seus precursores, como o DJ Afrika Bambaataa, o DJ Kool Herc, e os cantores James Brown e Michael Jackson.

Nas civilizações antigas, como a egípcia e a mesopotâmica, a Dança era uma forma de honrar os Deuses. Esse tipo de Dança sobrevive até hoje em países como Índia e Japão, e é considerada milenar. Na Grécia antiga, a Dança também tinha um caráter ritual, sendo usada nos cultos aos Deuses.

Surgido em Nova York nos anos 70, era uma manifestação alternativa de jovens para não entrar em gangues de rua, utilizado como diversão ou competição no mundo. estilo também associada ao hip hop, oriunda da Dança Funky, em especial de um passo social chamado Funk Chicken.

As danças urbanas estão presentes nos guetos e centros urbanos das cidades. Também aparecem na televisão, nos clipes, novelas, filmes, desenhos e academias. Assim como as coreografias do Tik Tok, performances urbanas estão mais popularizadas e ganhando novos adeptos.

O termo street dance (dança de rua) também é usado, por apresentar os diferentes estilos da dança, conhecidos como Funk, Locking, Popping, Breaking, Hip Hop Freestyle, House Dance, e Krump, assim como as suas subdivisões.