Quais são as principais características da Terra primitiva?

Perguntado por: lfrutuoso9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

“Terra Primitiva” é o termo usado para definir o planeta Terra no seu primeiro bilhão de anos. Este período envolve a condensação dos planetas do sistema solar a partir da nébula (nuvem molecular gigante) e da acresção de meteoritos, bem como a formação da atmosfera primitiva e da hidrosfera.

Os primeiros 400 milhões de anos da Terra foram hostis e desoladores: temperaturas de mais de 200ºC tornavam a crosta liquefeita e gases vulcânicos, especialmente CO2, eram massivamente lançados na atmosfera em formação.

os estados de caracteres primitivos são chamados de plesiomórficos e os derivados de apomórficos. Assim, uma característica que difere do ancestral é dita derivada, como vimos. (cogitar) o estado do caractere no ancestral e, depois, determinar como foi modificado nos descendentes.

Resposta. Resposta: 1-é que a terra primitiva era mais natural, a natureza era mais exuberante havia muito mais diversidade na natureza e enquanto que hoje em dia atualmente muitos animais já foram extintos e cada vez mais a poluição é tomada contra o nosso planeta. 2-Antigamente havia animais como, os dinossauros.

A origem da vida no Planeta Terra ocorreu primeiramente na água, em um primeiro momento surgiram seres primitivos, tais como as bactérias, algas e microrganismos, isso há cerca de 3,5 bilhões de anos.

O planeta primitivo apresentava condições pouco propícias à vida. Assim sendo, muito ainda se discute a respeito de como era o primeiro ser vivo e como ele conseguia alimento naquele ambiente. Duas hipóteses tentam explicar como eram esses seres vivos: a hipótese heterotrófica e a hipótese autotrófica.

Segundo essa teoria, na atmosfera da Terra primitiva não havia oxigênio (O2) e nitrogênio (N2), sendo o ar composto de gases como metano (CH4), amônia (NH3), hidrogênio (H2) e vapores de água (H2O).

Oparin e Haldane pensaram que a Terra primitiva tinha uma atmosfera reduzida, o que significa uma atmosfera pobre em oxigênio na qual moléculas tendem a doar elétrons.

05- Como na terra primitiva não havia oxigênio livre, os primeiros organismos não deveriam realizar respiração aeróbia, obtendo energia para sua sobrevivência a partir da matéria orgânica presente no meio. A esse processo dá-se o nome de fermentação, que libera o gás carbônico.

Essas características são: água no estado líquido, uma atmosfera constituída pelos vários gases essenciais à vida e alimento – animais e plantas.

Eles moravam em cavernas e na própria floresta, e manuseavam arcos e flechas feitos de pedra. Além disso, alimentavam-se de peixes, animais e frutos. Os povos que viviam na costa brasileira também alimentavam-se de vários frutos do mar.

De acordo com a teoria da Evolução Química, na Terra primitiva, há 4 bilhões de anos, não havia oxigênio e nem camada de ozônio cuja função é proteger a atmosfera dos raios ultravioleta do Sol, portanto, as temperaturas eram muito elevadas. Os vulcões exalavam gases como metano, amônia, hidrogênio e vapores d'água.

Segundo o Dicionário Aurélio, o termo é relativo aos povos não letrados, que vivem em sociedades consideradas como de escala menor, organização social menos complexa e nível tecnológico menos desenvolvido do que as sociedades ditas civilizadas, e vistos pelo evolucionismo social como representantes de um estado social ...

Alternativa “d”. Segundo a teoria de Oparin, a atmosfera da Terra primitiva não possuía oxigênio e nitrogênio, apresentando apenas metano, amônia, hidrogênio e vapores de água.

Esta seria constituída principalmente por vapor de água, metano, amoníaco e hidrogénio, e ainda, em pequena quantidade, monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2) e azoto (N2). O dióxido de carbono é um gás incolor e inodoro de fórmula CO2.