Quais são as principais características da segunda geração do Romantismo?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 11 votos

A Segunda Geração Romântica tem como principais características: Profundo subjetivismo. Sentimentalismo exacerbado. Pessimismo e melancolia.

O sofrimento, a angústia e a dor existencial estão entre os principais temas da literatura produzida durante a segunda geração do Romantismo brasileiro.

- Segunda geração: é um período marcado pelo mal do século, apresenta egocentrismo irritado, pessimismo, satanismo e atração pela morte. Os poetas que se destacam são: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire.

Romantismo na arte: artistas e obras

  • Caspar David Friedrich. Este pintor e escultor alemão é considerado por muitos estudiosos o artista mais brilhante do romantismo na arte. ...
  • Francisco José de Goya y Lucientes. ...
  • Joseph Mallord William Turner. ...
  • Ferdinand Victor Eugène Delacroix.

A poesia romântica brasileira conta com três fases.
A primeira geração (1836-1853) é indianista e nacionalista. Já a segunda (1853-1870) é ultrarromântica e marcada pelo pessimismo. Enfim, a terceira geração (1870-1881) é caracterizada pela crítica sociopolítica e por uma visão menos idealizada da realidade.

A produção literária dos autores brasileiros do Romantismo é subdividida em três gerações. São as chamadas gerações românticas no Brasil. A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século" e a terceira de "geração condoreira".

Segundo Momento do Romantismo em Portugal
Já o 2º Momento, plenamente romântico, tem a presença de Soares de Passos (1826-1860) e de Camilo Castelo Branco (1825-1890). O segundo pode ser considerado um dos mais populares escritores românticos portugueses, pois Amor de perdição (1862) alcançou grande popularidade.

Gerações do Romantismo no Brasil

  • Primeira geração do Romantismo - Indianismo.
  • Segunda geração do Romantismo - Ultrarromantismo.
  • Terceira geração do Romantismo - Condoreirismo.

O romantismo tinha como principal objetivo fazer oposição ao classicismo, ao racionalismo e ao iluminismo, contrariando a objetividade, a imagem do perfeito e o realismo, que caracterizavam esses movimentos anteriores.

Movimento literário, artístico e filosófico do século XIX
O Romantismo no Brasil teve início com a publicação do livro Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães em 1836.

Temas nacionais, sociais e históricos foram os preferidos pelos escritores dessa fase.

O Romantismo buscava transmitir para o povo, ideais sobre o amor, o sentimento, Deus e espiritualidade, o patriotismo e a valorização do indivíduo. Por isso, o período romântico ficou conhecido pela rejeição a racionalidade, da objetividade e do belo, características do Classicismo, o movimento anterior ao romantismo.

Alguns principais autores do Romantismo brasileiro são José de Alencar, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Castro Alves.

A segunda fase do modernismo brasileiro, ou segunda geração modernista no Brasil, é como ficou conhecido o período da literatura nacional que foi de 1930 a 1945. As obras dessa fase são caracterizadas pelo conflito existencial, além da crítica sociopolítica.

O Romantismo surgiu na Europa, principalmente na Alemanha, França e Inglaterra, no século XVIII. Em detrimento ao domínio da razão muito presente nesta época, o Romantismo nasceu com o intuito de reivindicar a personalidade sensível e emocional dos indivíduos.

Canção do Exílio
Um dos poemas mais icônicos do Brasil de todos os tempos, a Canção do Exílio (1857) de Antônio Gonçalves Dias (1823-1864) é marcada por sua exaltação e sentimentalismo da terra.