Quais são as principais características da população brasileira?

Perguntado por: rhernandes . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

O Brasil é considerado um dos países de maior diversidade étnica do mundo, sua população apresenta características dos colonizadores europeus (brancos), dos negros (africanos) e dos indígenas (população nativa), além de elementos dos imigrantes asiáticos.

A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.

A população oficial do Brasil é de 203.062.512 habitantes, conforme o censo de 2022. A taxa de crescimento da população brasileira, de apenas 0,52%, foi a menor desde o início da série histórica. A maior parte da população brasileira é classificada como urbana, ou seja, habita as zonas urbanas do país.

A população brasileira está irregularmente distribuída no território, isso fica evidente quando se compara algumas regiões ou estados, o Sudeste do país, por exemplo, apresenta uma densidade demográfica de 87 hab/km2, as regiões Nordeste, Sudeste e Sul reúnem juntas 88% da população, distribuída em 36% de todo o ...

A população mundial é de mais de 7,7 bilhões de pessoas. A China é o país mais populoso e povoado do mundo. A população mundial atual é de 7,8 milhões de habitantes e segue um ritmo lento de crescimento.

A taxa de crescimento da população do Brasil é de 0,65%, e tende a diminuir durante os próximos anos. A população urbana do Brasil é maior do que a população rural, caracterizando assim um país urbanizado. A taxa de urbanização do Brasil é de quase 85%.

O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro.

Maior parte da população brasileira vive em áreas urbanas
A pesquisa mostra que 61% da população brasileira (124,1 milhões de pessoas) vive em concentrações urbanas. Essas concentrações urbanas podem ser formadas por um município ou por um conjunto de municípios integrados entre si, funcionando como uma cidade só.

O intenso crescimento brasileiro se deve, sobretudo da cultura de famílias com um grande número de filhos, dos fluxos migratórios que ocorreram ao longo do processo de povoamento do país, a melhoria das condições médico-sanitárias, além da criação de vacinas e métodos de tratamento de doenças.

O Sudeste

O Sudeste continua sendo a região mais populosa do país, atingindo, em 2022, 84,8 milhões de habitantes. Esse contingente representava 41,8% da população brasileira. Já o Nordeste, onde viviam 54,6 milhões de pessoas, respondia por 26,9% dos habitantes do país.

(Uece 2022) De acordo com recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2021), a população brasileira chegou aos 213,3 milhões.

No Brasil a concentração populacional tem sua maior ocorrência em áreas litorâneas ou próximas ao litoral. Temos como fatores contribuintes as faixas de planície, clima tropical, sem contar a colonização como administração efetiva, ter início no século XVI e capitais administrativas em Salvador e Rio de Janeiro.

A formação da população brasileira
A população brasileira é o resultado de uma grande mistura de culturas e características físicas de diversas partes do mundo. São índios, portugueses, africanos, árabes, italianos, espanhóis, alemães, japoneses e muitos outros povos que ajudaram a formar a população brasileira.

A heterogeneidade da população brasileira
Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.

A estrutura populacional de uma espécie, isto é, o conjunto de suas características genéticas e demográficas, é resultado da ação e das interações de uma série de mecanismos evolutivos e ecológicos.

Há duas causas básicas para o crescimento populacional brasileiro: a contribuição da imigração e o crescimento natural ou vegetativo da população.

Inúmeros fatores influenciam o crescimento populacional, mas os principais são natalidade, migração, qualidade de vida, geração de empregos e desenvolvimento social.