Quais são as principais características da personagem?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Muita coisa faz parte da caracterização de um personagem, sua etnia, sua idade, seu porte físico, sua altura, como se veste, como fala, como pensa, como age. Mas sem dúvida, o caráter mais importante da caracterização é revelar a personalidade e o psicológico de um personagem.

Descrição pormenorizada dos traços distintivos de personagens que integram a acção de uma peça literária de carácter narrativo ou dramático. A caracterização não se confunde com a mera identificação de uma dada personagem na história narrada, embora possa contribuir para tal.

Um personagem bem construído é fundamental para o funcionamento de uma história e de sua narrativa. Um escritor deve, através do roteiro, saber criar personagens marcantes que consigam provocar na audiência as emoções desejadas, sejam elas de atração ou de repulsa, amor ou ódio, preocupação ou indiferença.

As características ajudam a diferenciar uma coisa de outra, ou uma pessoa de outra. São qualidades particulares que podem ser psicológicas, intelectuais, físicas, entre outras. Como, por exemplo: Carolina é uma menina amável.

As Personagens Principais são aquelas que desempenham o papel central, sendo fundamentais para o desenvolvimento da trama. Podem ser classificados em Protagonistas e Antagonistas.

Temos três tipos:

  • o protagonista - também conhecido como personagem principal; (o herói, por exemplo)
  • o antagonista - personagem contrário ao protagonista; (o vilão)
  • os personagens secundários - conhecidos como coadjuvantes, aqueles que não fazem parte da trama principal.

As características psicológicas são as bases que sustentam a nossa personalidade. Em razão delas, cada pessoa pensa, sente e age de uma maneira. Em outras palavras, elas nos constituem enquanto sujeitos únicos no mundo.

Se quisermos enumerar as características físicas de uma pessoa, faremos referência à sua altura, à sua corpulência, à cor do cabelo e dos olhos, à tez da pele, etc. Exemplos: “O Raimundo é aquele rapaz gordinho e loiro que vive no andar de baixo”, “Vês aquela senhora de cabelo ruivo e de olhos claros?

A caracterização é a atribuição de traços físicos, emocionais e de personalidade a um personagem fictício em uma história. É realizado de duas maneiras: direta e indiretamente. A caracterização direta ocorre quando o autor ou narrador descreve diretamente os traços de um personagem.

Bons personagens são essenciais na construção de histórias de ficção. Um bom personagem conduz a história e conquista o leitor. É bastante comum criarmos empatia com o protagonista e até mesmo com o antagonista. O que também ajuda na criação de um personagem atraente é a construção de bons diálogos.

Personagem Principal é um personagem envolvido diretamente na estória, e por ela afetado, através do qual o espectador acompanha a maior parte dos eventos narrados. É frequente que o Personagem Principal seja o próprio Protagonista, mas nem sempre é assim.

O desenvolvimento de personagem é um processo para construir personagens multidimensionais, com personalidades, histórias de fundo, objetivos, pontos fortes e fracos. Além disso, pode acompanhar a criação do arco de personagem, onde o mesmo se transformará no decorrer da história.

Caracteres especiais são representados por símbolos gráficos, matemáticos, sinais de pontuação, acentuação e, até mesmo, por um espaço. Ou seja, eles se diferem de números e letras.

Personagem é qualquer ser atuante de uma história ou obra. Normalmente é uma pessoa, mas pode ser um animal, um ser fictício ou um objeto.

Os personagens de uma narrativa são as pessoas que estão presentes na história. Se forem muito importantes são chamados de personagens principais ou protagonistas. Já aqueles que surgem na história mas não apresentam grande destaque são os personagens secundários, também chamados de coadjuvantes.

Protagonista é o personagem ou o indivíduo que possui o papel de maior destaque nas obras em que é possível construir uma trama, como filmes, livros, peças teatrais, etc. Trata-se, então, de um elemento da história narrativa, que ganha importância e protagonismo pelas ações realizadas por ele, para ele ou sobre ele.

Os Elementos da Narrativa são: enredo, narrador (que pode ser personagem, observador ou onisciente), personagens (protagonista e os demais), tempo e espaço. Com esses elementos, toda a ação, conflito e história são construídos.

Elementos da narrativa

  • personagens;
  • narrador ou foco narrativo;
  • acontecimento;
  • tempo;
  • espaço;
  • modo;
  • causa;

O apólogo é um texto narrativo dramático de curto tamanho que apresenta histórias fantásticas, vividas por personagens inanimados (elementos sem vida na realidade), com intuito de apresentar uma “lição de moral” ou uma “conduta de comportamento”.