Quais são as principais características da obesidade?

Perguntado por: olopes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 20 votos

Pela definição da Organização Mundial da Saúde, obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2.

A desnutrição é um desequilíbrio entre a ingestão e a capacidade do organismo em absorver corretamente os nutrientes essenciais. No caso das pessoas com obesidade isso acontece devido aos maus hábitos alimentares, com escolhas ricas em gorduras e açúcar e baixos índices nutricionais.

A obesidade exógena é distúrbio nutricional multifatorial. O desmame precoce, a existência de sobrepeso na família, a alimentação excessiva e distúrbio na dinâmica familiar, além da redução da prática de atividades físicas, são fatores comumente associados à sua etiologia.

O obesotem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras¹. São muitas as causas da obesidade¹. O excesso de peso pode estar ligado ao patrimônio genético da pessoa, a maus hábitos alimentares ou, por exemplo, a disfunções endócrinas¹.

A obesidade está relacionada ao aumento do risco para outras doenças como as do coração, diabetes, hipertensão arterial sistêmica, doença do fígado e diversos tipos de câncer (como o de cólon, de reto e de mama), problemas renais, asma, agravamento da covid, dores nas articulações, entre outras, reduzindo a qualidade e ...

de 25 a 29,9: acima do peso; de 30 a 34,9: obesidade I; de 35 a 39,9:obesidade II (severa); superior a 40: obesidade III (mórbida).

A obesidade aumenta o risco de diversos problemas de saúde, como falta de ar, respiração difícil durante a prática de atividades físicas ou cotidianas, ronco, anormalidades da pele, dor nas articulações e nas costas, e ainda aumenta muito os riscos das seguintes condições: Pressão arterial alta (hipertensão);

Os sintomas da obesidade infantil, inicialmente podem ser relacionados a isolamento, bullying, disfunções alimentares e baixa autoestima.

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia-a-dia.

Já em 2022, o número subiu para 863.083 brasileiros diagnosticados com o mais grave nível de obesidade, totalizando 4,07% da população. Esse ponto percentual representa um crescimento de 29,6% em apenas 4 anos.

A obesidade é uma doença evitável e mudanças no estilo de vida, ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e cuidar da saúde mental são ações muito importantes que ajudam na sua prevenção.

Considera-se como obesidade o IMC maior ou igual a 30 Kg/m2. A classificação da obesidade é feita da seguinte forma: Grau I: IMC entre 30 e 34,9; Grau II: IMC entre 35 e 39,9 e Grau III: (obesidade mórbida): IMC acima de 40.

A obesidade é desenvolvida ao longo de um tempo, a partir de um desequilíbrio de energia. De modo geral, isso acontece quando a energia ingerida pelo corpo por meio de alimentos e bebidas, medida em calorias, é maior do que a energia gasta por ele.

Conheça as 5 Principais doenças relacionadas à obesidade

  • 1 – Hipertensão. A hipertensão ocorre quando há um aumento da pressão nos vasos sanguíneos. ...
  • 2 – Diabetes. O diabetes é uma doença caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue. ...
  • 3 – Colesterol. ...
  • 4 – Hipertrofia Ventricular. ...
  • 5 – Doenças respiratórias.

O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.

Obesidade grau 3 - IMC igual ou maior que 40,0 Kg/m2
É o grau mais agressivo, também conhecido como obesidade mórbida ou grave. A realização de um tratamento adequado pode ajudar a melhorar a qualidade de vida da pessoa, mas é provável que já existam mais de uma doença associada ao peso.

O tratamento inicial da obesidade é por meio de uma alimentação mais saudável e o hábito de praticar atividades físicas. Essas situações fazem que haja um equilíbrio de fontes calóricas no corpo do obeso. Mas, em muitos casos, é necessário tratamento complementar por meio de medicamentos e até mesmo cirurgia.

O médico endocrinologista pode solicitar exames e prescrever medicamentos, assim com o nutrólogo. Quando necessário, o trabalho desse profissional pode ser complementado pelo trabalho do nutricionista. O endocrinologista trata, por exemplo: obesidade.

Principais causas da obesidade no Brasil

  • 1 – Distúrbios emocionais. ...
  • 2 – Uso de medicamentos. ...
  • 3 – Falta de atividade física. ...
  • 4 – Alimentação desequilibrada. ...
  • 5 – Predisposição genética.

Segundo os resultados do estudo, a obesidade ocorre com mais frequência na faixa etária de 55 a 64 anos e também entre as pessoas com menor escolaridade. Contudo, a maior alta no índice de obesidade foi registrada em duas faixas etárias: de 25 a 34 anos e de 35 a 44 anos.