Quais são as principais características da Geração Y?

Perguntado por: apinho . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Uma das principais qualidades da geração Y é a capacidade de realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Isso acontece por conta da facilidade que esses indivíduos têm de receber diversos estímulos simultâneos e conseguir lidar muito bem com eles sem perder o rendimento.

Os jovens da geração Z são realistas, práticos e buscam satisfazer sua necessidades financeiras e seu enriquecimento pessoal. Sem esquecerem dos campos emocionais e sensoriais. São adeptos do pensamento lógico, autodidatas e responsáveis.

Características da Geração Y (Millennials)
Procuram informações imediatas e de modo fácil; Buscam sempre melhores oportunidades profissionais, por isso trocam mais de empregos; Valorizam o crescimento profissional e buscam novos desafios; Fazem aquilo que gostam (trabalham naquilo que gostam);

Diferente dos seus antecessores, a Geração Y presenciou o surgimento e o crescimento das novas tecnologias. Essa é geração dos tablets, aplicativos, iPads, smartphones e das redes sociais. É também a geração do consumo, das compras via internet e dos shoppings.

Para os propósitos deste estudo, os entrevistados são segmentados em cinco classificações de estágio de vida: Geração Z (idade 15-20), Geração Y (21-34), Geração X (35-49), os Baby Boomers (50-64) e a Geração Silenciosa (65 anos ou mais).

Os principais desafios da geração Y no mercado de trabalho

  • O mito do millenial empreendedor. ...
  • Dificuldades com a hierarquia. ...
  • Ansiedade. ...
  • Proteção excessiva. ...
  • Conecte a sua equipe. ...
  • Proporcione boas experiências. ...
  • Invista em capacidades de liderança.

A principal diferença entre os millenials e a geração Y é a época em que nasceram: a reta final dos anos 1990. Com isso, os millenials se adaptaram mais rapidamente às evoluções tecnológicas, como a chegada de smartphones e a presença constante de computadores conectados à internet durante a rotina.

A geração Y no mundo do trabalho, prioriza propósito a dinheiro. Isso significa que esta geração procura significado no trabalho. Em geral, pode-se dizer que são orientados por objetivos. Também fazem suas escolhas baseadas no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

A facilidade para acesso às tecnologias, desde os primeiros anos de vida, fez com que as pessoas da geração Y fossem chamadas também de iGeneration. Com um grande acesso à informação, desenvolveram habilidades de tolerância e respeito, assim como assimilaram uma vontade constante de melhorar o mundo.

Ansiedade. Além do imediatismo, a ansiedade é outra constante no dia a dia da geração Y. Esse é um problema muito sério e que pode, inclusive, demandar auxílio psicológico ou medicamentoso por parte de profissionais da saúde.

A principal característica da gen A é a conectividade com a tecnologia. Essas crianças pertencem ao mundo tecnológico desde que nasceram e têm acesso aos estímulos desse ambiente desde os primeiros meses de vida.

As gerações mimimi e nutella são consideradas, pela geração reprimida, superficiais, exigentes, indecisas, orgulhosas de suas intelectualidades (questionam os grandes filósofos da humanidade), sem identidade pessoal (efeito manada), sentimental demais (não aceitam pena de morte), assassinas de fetos (aborto), ...

A geração alpha engloba aqueles que nasceram a partir do ano de 2010 e ainda nascerão até 2025.

A geração Y também é muito engajada em mídias sociais, e portanto, as relações das marcas com as redes sociais devem ser bem desenvolvidas para atraí-los. Mais uma vez o inbound leva vantagem! Deve-se levar em conta também que o Inbound é uma estratégia 100% digital, o que facilita bastante a conversa com o millennial.

Para Kotler e Armstrong (2003) essa geração compartilha interesses culturais, se preocupam com o meio ambiente e são ligados a empresa com preocupações sociais. Buscam o sucesso, porém são menos materialistas e querem melhor qualidade de vida.

Confira a seguir quais são elas:

  • Atendimento: 10 minutos é o limite. A impaciência e a conectividade dos Millennials com diferentes canais de tecnologia permeia o comportamento desta geração. ...
  • Conexão: Celular ainda está em segundo plano. ...
  • Alcance: Melhor combinação de canais para atingir seu público.

Quem inventou: Nile Howe e William Strauss, autores emblemáticos do movimento nomeador das gerações, no livro Millennials Rising: The Next Great Generation.

geração Alpha

A geração Alpha é composta por crianças que desde muito pequenas estão inseridas em um cotidiano rodeado pela tecnologia. Em pleno desenvolvimento, é precoce afirmar o que pensam, mas a tendência indica que sejam muito mais independentes que suas antecessoras, e com habilidade de adaptação a novas tecnologias.

A geração Y, assunto deste trabalho, é caracterizada por jovens nascidos entre o começo da década de 80 até meados dos anos 90.

A geração Y gosta de ter sua posição esclarecida e, por isso, mostrar a eles onde erram e acertam é uma ótima maneira de fazer com que se aperfeiçoem. O feedback deve ser constante! Portanto, gestores comunicativos, uma equipe aberta e uma boa comunicação interna é o cenário mais assertivo para esta geração.