Quais são as principais características da filosofia grega?

Perguntado por: rpadilha . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.1 / 5 2 votos

A filosofia grega foi um movimento intelectual que floresceu na Grécia Antiga entre os séculos VI a.C. e V d.C. Caracterizou-se por uma busca racional e sistemática pela compreensão da realidade, natureza humana, ética, conhecimento, política e questões metafísicas.

A cultura grega foi imensamente rica. Teve muita influência no resto do mundo ocidental. O uso intenso de mármore nas obras, o desenvolvimento das sensibilidades e da estética o uma arquitetura harmoniosa foram características das artes gregas.

A Filosofia Antiga vai perguntar sempre sobre o princípio de todas as coisas e seu objeto de estudos é a totalidade da realidade e do ser. Para alcançar tal intento, ela vai perscrutar sobre o primeiro princípio de todas as coisas, o porquê anterior a todas as causas, a causa não causada.

Características do período socrático:
A filosofia se volta para as questões humanas: ações, comportamento, crença, valor, o lugar do homem no mundo. O homem como ser racional capaz de conhecer-se a si mesmo, capaz de refletir e estabelecer procedimentos que o levem a verdade.

Outro aspecto importante da religião grega era a inexistência de um livro sagrado. As crenças eram difundidas pelos poetas, mas com uma visão não dogmática e sem uma autoridade que teria o direito de proteger os dogmas. Com isso, os filósofos gregos não enfrentaram resistência religiosa à sua liberdade de pensamento.

1) filosofia antiga; 2) filosofia medieval; 3) filosofia moderna; 4) filosofia contemporânea.

Alguns abandonaram os mitos e religiões que explicavam tudo na época, buscando teorias mais racionais.

  1. Tales de Mileto (624 a.C.- 558 a.C.) Compartilhar. ...
  2. Anaximandro (610 a.C. - 546 a.C.) ...
  3. Pitágoras (582 a.C. - 497 a.C.) ...
  4. Heráclito (540 a.C. - 470 a.C.) ...
  5. Parmênides (510 a.C. - 445 a.C.) ...
  6. Demócrito (460 a.C. - 370 a.C.)

Antiguidade clássica: contexto histórico
A organização dos povos nesse período tem forte influência sobre a sociedade ocidental: a democracia, a disposição anatômica das esculturas artísticas, a organização republicana, entre outros pontos destacam a importância da Era Clássica.

A cultura grega antiga estava intimamente associada à religião e se manifestava por meio da literatura, da música e do teatro. As manifestações artísticas eram utilizadas para homenagear os feitos dos heróis e de sua relação com os deuses gregos que viviam no Olimpo.

A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. e surge da necessidade que os gregos tinham de explicar o mundo, os acontecimentos naturais e a relação entre os humanos e a natureza a partir do uso ordenado e sistemático da racionalidade.

Sobretudo, a filosofia grega nasce com a vontade de explicar os fenômenos da natureza e da existência por meio da razão (“logos'), também conhecida como “consciência filosófica”, e não do pensamento mitológico (“mythos”). A própria etimologia da palavra “filosofia” quer dizer “amor ao conhecimento”.

A palavra Filosofia é composta de duas outras palavras de origem grega: Filos, que significa amor, amizade, e Sofia, que traduzimos como sabedoria ou conhecimento.

A filosofia antiga é dividida em quatro períodos distintos: Período Pré-socrático, Período Socrático, Período Sistemático e Período Helenístico.

Períodos da Filosofia

  • Filosofia Antiga.
  • Filosofia Medieval.
  • Filosofia Moderna.
  • Filosofia Contemporânea.

Uma das principais características da filosofia socrática era o diálogo, por meio do qual o filósofo questionava o interlocutor, que deveria refletir sobre os temas de maneira ativa para reconhecer sua ignorância e acessar novas esferas do conhecimento.