Quais são as principais características da demografia?

Perguntado por: orezende4 . Última atualização: 1 de março de 2023
4.6 / 5 8 votos

Os principais dados e conceitos demográficos são: População: indivíduos que habitam um determinado território. Taxa de Natalidade: número de bebês nascidos. Taxa de Fecundidade: média de filhos por mulher durante seu período fértil.

População Brasileira na Atualidade
Com um crescimento demográfico de 1,17% ao ano, os brasileiros apresentam uma taxa de natalidade (por mil habitantes) de 20,40, em contraposição a uma taxa de mortalidade (por mil habitantes) de 6,31. Ademais, a expectativa de vida no país é de 73 anos.

Portanto, o objetivo da Demografia é analisar populações humanas e suas características gerais.

Tópicos deste artigo

  • Primeira fase: pré-transição demográfica.
  • Segunda fase: explosão demográfica.
  • Terceira fase: desaceleração do crescimento populacional.
  • Quarta fase: estabilização da população.

O IBGE estima que 84% da população brasileira resida em áreas urbanas, sendo que mais da metade tem idade entre 15 e 64 anos, existindo aproximadamente 96 homens para cada 100 mulheres no país. Além do mais, a população chegou aos incríveis 190 milhões de habitantes.

É um país populoso, com 10.423.000 de habitantes, e pouco povoado, isto é, com densidade demográfica baixa.

A teoria da Transição Demográfica explica uma mudança específica na dinâmica demográfica, que é a queda acentuada das taxas de fecundidade, de natalidade e de mortalidade. Essa teoria foi proposta considerando-se as relações entre o crescimento populacional e desenvolvimento socioeconômico.

Por meio do censo demográfico é possível saber o tamanho da população que vive em uma localidade, a sua distribuição espacial e o perfil dessa população, como a sua estrutura etária, a escolaridade e a composição por sexo e por etnia.

As principais teorias demográficas são: malthusianismo, neomalthusianismo, teoria reformista e transição demográfica. As teorias demográficas explicam a evolução das populações.

O contingente populacional da América é de 925,2 milhões de habitantes, sendo a densidade demográfica de 22 hab/km²; a maioria da população reside em áreas urbanas (78,6%).

O momento atual da população brasileira é marcado pela diminuição das taxas de natalidade da população do país. As mudanças nas dinâmicas econômicas e sociais do Brasil contribuem diretamente para a retração da fecundidade entre as mulheres do país.

A demografia é o ramo da geografia que se dedica ao estudo das populações e a relação delas com a sociedade. Por meio dos conceitos demográficos é possível entender a economia, a política, a cultura e até mesmo o desenvolvimento de uma nação.

Os dados demográficos são importantes porque fornecem um amplo entendimento das diferentes características de uma população. Essas informações são particularmente úteis para os governos tomarem decisões políticas cruciais relativas à população.

A demografia nos auxilia na compreensão das dinâmicas populacionais, da sua composição e da forma como um determinado conjunto de indivíduos evolui tanto no tempo quanto no espaço.

O Brasil encontra-se, atualmente, na terceira fase do processo de transição demográfica. Isso significa que, de acordo com os últimos dois censos demográficos (2000 e 2010), o país está em um período de desaceleração do crescimento populacional.

Algumas questões de pesquisa demográfica podem estar relacionadas a idade, etnia, sexo, estado civil, qualificações básicas, emprego, renda familiar e outros parâmetros familiares.

Existem, assim, dois principais tipos de crescimento populacional: o crescimento vegetativo ou natural e o crescimento absoluto. Para melhor compreender esses dois importantes termos, é importante revisarmos alguns conceitos básicos de demografia, como a taxa de natalidade, a taxa de mortalidade e o saldo migratório.

Apresenta uma enorme diversidade paisagística, econômica e cultural. O Brasil é o maior país da América do Sul, com área de mais de 8,5 milhões de km². Tem como capital a cidade de Brasília. Apresenta uma grande variedade climática e paisagística, que pode ser analisada mediante os domínios morfoclimáticos.

Em relação aos aspectos sociais, o Brasil vive uma estratificação social. Temos uma pequena parcela da população vivendo com riquezas, e muitos cidadãos amargando a extrema pobreza. O Brasil possui uma distribuição de renda muito desigual.