Quais são as principais características da arte barroca Assinale a alternativa correta?

Perguntado por: apilar9 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

As principais características da arte barroca são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero.

Resposta verificada por especialistas. Fazem parte das características do barroco exceto: objetivismo e razão. O Barroco foi um movimento cultural que, em oposição ao Classicismo, buscou valorizar a tradição Cristã.

Considerando o conceito de barroco, temos que a afirmativa correta é a letra b) Diante da reforma protestante a arte barroca serviu para revigorar os princípios doutrinários da Igreja Católica . O barroco é um estilo artístico de pintura, arquitetura, literatura e música surgidos no final do Renascimento.

As principais características da arte barroca são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Seu caráter realista e detalhista tem a capacidade de mexer com o emocional do espectador.

As principais características do Barroco
Valorização do detalhe; Dualismo e contradições; Obscuridade, complexidade e sensualismo; Barroco literário: cultismo e conceptismo.

A escultura barroca é marcada por um intenso dramatismo, pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais, pelo jogo de luz, sombra e movimento. As figuras que exibem dramatismo, faces expressivas e roupas esvoaçantes.

Resposta. A arte barroca foi um estilo artístico internacional, utilizado na arquitetura, pintura, escrita, música, e outras áreas culturais. É conhecida pelos detalhes, requinte e elegância exagerados. Surgiu primeiramente na Itália e logo espalhou-se para os outros países europeus.

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.

Religiosidade. Realismo. A busca da fé por meio dos sentidos. Grandeza.

(CENTEC-BA) Não é característica do Barroco a:
angústia diante da transitoriedade da vida. preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de mostrar ao homem a sua miséria.

As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.

As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões.

Alternativa “d”.
O Barroco caracteriza-se fundamentalmente por ser uma expressão do conflito entre o humanismo renascentista e a tentativa de restauração de uma religiosidade medieval, estabelecendo assim um paradoxo entre a fé, o espiritual e o material.

Enquanto o Renascimento buscava a perfeição — tanto humanista quanto da natureza — por meio de austeridade, harmonia, equilíbrio e formalidade, o Barroco tinha como principal objetivo atingir as emoções daqueles que viam as obras, independentemente do que seria necessário para conseguir isso.

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.