Quais são as principais atribuições do diretor da escola?

Perguntado por: aalmada3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
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O que faz o Diretor Escolar?

  • Organizar a rotina escolar.
  • Garantir o cumprimento de leis e diretrizes de ensino.
  • Realizar o levantamento dos materiais que devem ser comprados.
  • Implementar a tecnologia para otimizar os processos administrativos.
  • Administrar os recursos da escola.

14 integra o Título IV, da LDB, que trata da Organização da Educação Nacional, e o inciso III, sugerido pela proposta em discussão, versa sobre o provimento do cargo ou função de diretor de escola pública preferencialmente por meio do processo de eleição direta, e estabelece o prazo de dois anos, no mínimo, para o ...

O diretor escolar e o coordenador escolar são responsáveis pela gestão de professores, alunos e funcionários, além de garantir que a instituição está cumprindo suas obrigações educacionais.

Em uma direção escolar onde se faz presente a gestão democrática, o gestor busca definir meios que possam desenvolver e capacitar seus profissionais, para assim não se perderem diante das mudanças e terem meios aos quais estejam aptos a solucioná-los adequadamente, tendo em vista sua visão de aprendizado.

A principal responsabilidade de um diretor é garantir a qualidade de ensino e organização das turmas. Por esse motivo, muitos alunos possuem uma visão distorcida, de que todo diretor escolar é bravo, alguns até sentem medo de entrar em sua sala. Contudo, esse profissional realiza funções além das que conhecemos.

Principais responsabilidades do diretor escolar

  • Administrar os recursos da instituição. Primeiramente, o diretor precisa ser administrador. ...
  • Coordenar o projeto pedagógico. Todo o corpo docente está sob responsabilidade do diretor escolar e a qualidade do ensino oferecido depende disso. ...
  • Participar da comunidade.

Em Educação, três figuras são apontadas como responsáveis pela eficácia da escola: o diretor, o coordenador pedagógico e o supervisor de ensino.

1) Analisar os artigos da Constituição de 1988 e da LDB que têm relação direta com a gestão es- colar. 1) Lei n. 9394/1996. 2) Constituição de 1988.

O coordenador pedagógico e as suas atribuições
De forma geral suas funções são de articulação, formação e transformação. Manter-se sempre atualizado e antenado às demandas dos alunos é uma necessidade.

O diretor é o líder da comunidade escolar, e é a ele a que todos os seus membros recorrem parar tratar dos mais variados assuntos. Ou seja, alunos, professores, coordenadores e demais funcionários estão sob a responsabilidade do diretor, assim como a família e os responsáveis pelos estudantes.

Diretores resolvem, decidem e comandam em um nível macro, buscando pessoas que consigam criar estratégias e implementar suas visões. Gestores acatam a visão e a implementam, gerenciando recursos, coordenando atividades, controlando custos e prazos e liderando equipes para implementarem a visão maior.

O papel do gestor escolar é garantir que a educação seja emancipadora e que os direitos sejam respeitados para toda a comunidade escolar. Assim, além de administrar, o gestor representa um espaço que tem uma função social muito clara: formar cidadãos que vão transformar a sociedade.

Eles são essenciais, já que precisam garantir a satisfação de todos os envolvidos. Nesse contexto, saiba que é fundamental garantir a igualdade, a liberdade, a participação, a transparência, a divisão de responsabilidades e a descentralização das decisões.

Diante do estudo realizado, entendemos como papel do diretor em uma gestão participativa o de promover a integração e compromisso de todos na tomada de decisões e ações, com vistas a definir o bem comum a ser perseguido pela instituição.

5 características fundamentais para ser um bom diretor escolar

  • Responsabilidade. Esteja pronto para assumir as responsabilidades. ...
  • Ser exemplo. ...
  • Percepção. ...
  • Saber delegar responsabilidades e ser grato. ...
  • Retribua. ...
  • Dica bônus: Foco na fluidez hierárquica.

O gestor escolar precisa estar em contato com professores e demais colaboradores, sobretudo na delegação de atividades pedagógicas e administrativas. Por isso, uma das habilidades importantes para esse profissional é a capacidade de liderar e inspirar equipes em direção aos objetivos educacionais.