Quais são as principais áreas relacionadas com linguagem?

Perguntado por: adorneles4 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 12 votos

Essa classificação requer o exame de seis importantes áreas da linguagem: fluência, compreensão auditiva, repetição, nomeação, leitura e compreensão escrita (vide tabela a seguir).

O avanço nos estudos do cérebro permitiu uma compreensão maior das áreas envolvidas na linguagem, especialmente no hemisfério esquerdo. Sabe-se que as áreas de associação das regiões frontal, temporal e parietal fornecem conexões entre conceitos e palavras.

A área de Broca, centro nervoso que permite a articulação da linguagem, é uma parte da circunvolução frontal ascendente esquerda que assegura a motricidade da metade direita do corpo. Tal área encontra-se sob a influência da área de Wernicke, onde organizam-se a inteligência e a estrutura do discurso.

Até um terço do cérebro é utilizado para processar a linguagem, incluindo áreas dedicadas à cognição de alto nível. O próximo passo dos cientistas será ampliar as pesquisas para identificar de forma mais precisa as diferenças no processamento neuronal das palavras de cada indivíduo.

sistema límbico

O sistema límbico, também conhecido como cérebro emocional, é um conjunto de estruturas localizado no cérebro de mamíferos, abaixo do córtex e responsável por todas as respostas emocionais.

Área de Broca é a parte do cérebro humano responsável pela expressão da linguagem, contém os programas motores da fala.

É aquela formada por palavras, seja na escrita ou na fala. Na linguagem do cotidiano, por exemplo, o ser humano faz muito uso da linguagem verbal para se comunicar. Os exemplos de linguagem verbal seriam: o diálogo entre duas pessoas, um livro, uma carta, uma palestra, entre outros.

Essa transformação – seja na leitura ou na escrita, por meio de sinais acústicos ou gráficos – parece simples de se realizar e entender à primeira vista, mas é complexa e envolve uma gama de procedimentos mentais, cujo conjunto é o que se denomina processamento linguístico (Perfetti & Verhoeven, 2008).

A linguagem é um fenômeno cognitivo complexo e bastante desenvolvido no cérebro humano. Sem exagero, é possível dizer que praticamente todas as regiões cerebrais estão envolvidas de alguma forma com a linguagem.

Resumo: Este trabalho busca esclarecer como a linguagem interfere na aprendizagem e no funcionamento da memória das pessoas e como isso é desenvolvido ao longo do crescimento.

A linguagem é um processo de comunicação entre o emissor e o receptor de uma mensagem. Para a transmissão dessa mensagem, é necessário um código, que deve ser dominado tanto pelo emissor quanto pelo receptor. Assim, para uma eficiente comunicação, é necessário escolher a linguagem adequada.

Região funcional que compreende a parte posterior do LOBO TEMPORAL no hemisfério cerebral dominante (ver DOMINÂNCIA CEREBRAL) e frequentemente porções do LOBO PARIETAL. Junto com a ÁREA DE BROCA, é importante nos processos de FALA e de LINGUAGEM.

A área de Wernicke está localizada no hemisfério esquerdo do cérebro e é a responsável por controlar a linguagem e a comunicação.

Área de Brodmann é uma região do córtex cerebral definida com base nas suas estruturas citoarquitetonicas e organização de suas células. Originalmente definidas e numeradas pelo alemão anatomista Korbinian Brodmann baseadas na organização citoarquitetural dos neurônios que ele observou no córtex cerebral.

A aquisição da forma, conteúdo e uso da linguagem assumem papel importante na construção da mesma e na compreensão de sua organização interna.