Quais são as principais áreas minerais do Brasil?

Perguntado por: sapolinario . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

As principais reservas de minério estão localizadas nas regiões Sudeste (Minas Gerais e São Paulo), Norte (Pará, Rondônia e Amazonas) e Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

Minério de Ferro
O Ferro é o minério mais exportado no Brasil, sendo responsável por 68% das exportações do setor mineral Brasileiro (IBRAM,2020).

As principais reservas minerais no país encontram-se, principalmente, nas regiões Sudeste, Norte, Centro-Oeste e Nordeste, com destaque para os estados do Pará, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Amazonas.

Principais Minérios do Brasil

  • Alumínio. O Brasil dispõe de excelentes reservas de alumínio. ...
  • Cobre. O cobre é um mineral com uma demanda muito alta e pode ser encontrado em diversos tipos de produtos. ...
  • Estanho. O Brasil é um dos poucos países produtores que também é consumidor de estanho. ...
  • Ferro. ...
  • Manganês. ...
  • Nióbio. ...
  • Níquel. ...
  • Ouro.

nióbio

Principais recursos minerais do Brasil
Em relação às reservas mundiais o Brasil é detém as maiores reservas de nióbio (que responde por mais de 90% das reservas mundiais), o país também tem mais da metade das reservas mundiais de barita e grafita natural.

Dentre os muitos tipos de minérios encontrados, o país se destaca na produção, sobretudo, de ferro (hematita), estanho (cassiterita), alumínio (bauxita), manganês (pirolusita), ouro, nióbio, titânio, urânio, sal, calcário, barita, areia, caulim, níquel, chumbo, cobre, zinco etc.

A produção mineral bruta comercializada passou de R$ 3,7 bilhões, contra R$ 2,7 bilhões no período de 2020. O resultado coloca a Bahia em terceiro lugar no ranking nacional dos maiores produtores minerais, ficando atrás apenas de Minas Gerais e Pará.

Entre os maiores produtores de minérios estão Rússia, China, Austrália, Estados Unidos e Brasil. O Brasil se destaca na produção de minério de ferro, alumínio, manganês e nióbio.

Temos dois tipos de mineração que se diferenciam pelas técnicas utilizadas ao longo da extração do minério. Essas práticas se dividem em lavra a céu aberto e lavra subterrânea.

O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano e é essencial para a mineralização de ossos e dentes e para a regulação de eventos intracelulares em diversos tecidos.

Dentre essas substâncias, onze destacam-se por corresponderem a 99,7% do valor da produção da referida classe, quais sejam: alumínio, cobre, cromo, estanho, ferro, manganês, nióbio, níquel, ouro, vanádio e zinco.

Mais de 40% do território da Amazônia estão na área do pré-cambriano, que apresentam grandes potencialidades para os depósitos minerais de ferro, manganês, cobre, alumínio, zinco, níquel, cromo, titânio, fosfato, ouro, prata, platina, paládio.

Minérios mais exportados pelo Brasil
Sendo assim, nossos minérios mais abundantes são: ferro, alumínio, cobre, estanho, nióbio, níquel e ouro. O ferro está entre os produtos mais exportados pelo Brasil.

A única jazida de kimberlito conhecida no Brasil com viabilidade econômica de lavra, até agora, está localizada em São Roque de Minas (MG), na região da Serra da Canastra, e pertence à Mineração do Sul Ltda., controlada pelo grupo sul-africano De Beers.