Quais são as premissas da PEI?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 17 de maio de 2023
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São estes os quatro princípios: - A Educação Interdimensional, A Pedagogia da Presença, Os 4 Pilares da Educação para o Século XXI e o Protagonismo Juvenil.

Atualmente, os programas educacionais devem fundamentar-se em um conjunto de premissas consistentes, com os conhecimentos gerados pela investigação científica, no campo da educação, e, potencialmente, efetivas para a formação de profissionais com os atributos desejados.

premissa é uma fórmula considerada hipoteticamente verdadeira, dentro de uma dada inferência. Principio é o primeiro momento da existência (de algo), ou de uma ação ou processo; começo, início.

Cada aluno é único e aprende, portanto, de maneira diferente, e o PEI visa registrar esse caráter individual de cada aluno para que, usando estratégias adequadas, ele possa aprender, assim como os outros estudantes, no ensino regular.

I - elaborar o seu programa de ação com os objetivos, metas e resultados de aprendizagem a serem atingidos; II - organizar, planejar e executar sua tarefa institucional de forma colaborativa e cooperativa visando ao cumprimento do plano de ação das Escolas; III - planejar, desenvolver e atuar na parte diversificada do ...

São eles: Eixo I – Currículo e Prática de Ensino na Educação Básica, suas Modalidades e Atendimentos Específicos1; Eixo II – Gestão Educacional; e Eixo III – Grandes Temas da Educação.

O Plano de Ensino Individualizado (PEI) envolve quatro etapas: avaliar, elaborar objetivos, elaborar programas de ensino e coletar dados.

A Educação Integral busca garantir o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural.

Premissa maior e premissa menor
Existe a premissa maior, que contém o termo maior, e que culminará na conclusão. Já a premissa menor contém o sujeito da conclusão. Dadas as duas premissas, pode-se chegar a uma conclusão.

A teoria celular tem três premissas básicas, são elas: Todo ser vivo é formado por células. Todas as atividades inerentes à vida acontecem nas células. Uma célula só se origina a partir de outra célula.

As premissas são sentenças consideradas como verdades que não podemos necessariamente comprovar, pois elas dependem de fatores externos. Podemos, por exemplo, considerar como premissa do projeto Construção de um prédio a seguinte frase: “Não irá faltar operário durante a obra”.

“Premissas (assumptions, do inglês) são fatores associados ao escopo do projeto que, para fins de planejamento, são assumidos como verdadeiros, reais ou certos, sem a necessidade de prova ou demonstração.”

Portanto, as premissas são fundamentais para nos permitir garantir a execução do projeto. Quanto mais completa seja nossa Declaração de Escopo com as premissas, estaremos mais resguardados das possibilidades externas que podem afetar nosso projeto.

A premissa é apenas o ponto inicial, mas ela, por si só, não é uma história. A premissa pode ser uma frase, uma pergunta, uma problematização, etc. Mas, segundo Robert McKee (Story, 2016, p. 116), a premissa “raramente é uma afirmação completa.

É preciso ficar atento e identificar como o aluno desempenha sua comunicação oral, leitura e escrita, raciocínio lógico-matemático e conhecimentos em informática e tecnologia. O aluno pode participar ativamente dessa avaliação.

O PEI precisa conter todos os dados que identificam o aluno, além dos nomes e assinaturas dos pais e/ou responsáveis, data de ingresso na escola, data da elaboração do plano, disciplinas cursadas etc.

“O PEI, como planejamento pedagógico, pressupõe a definição dos conteúdos, recursos, estratégias metodológicas e prazos, traçados a partir dos objetivos educacionais gerais, tendo em vista as necessidades educacionais especiais apresentadas pelo aluno.” (BRITO e BASSI, 2019).

Das atribuições dos professores dessas escolas, destacam-se: i) elaboração programa de ação, com indicadores e metas relacionadas à sua atuação; ii) produção de materiais didáticos; iii) substituição de aulas dos demais professores; iv) elaboração de plano bimestral e guias de aprendizagem de suas respectivas ...

CORRESPONSABILIDADE 5. RELACIONAMENTO E CORRESPONSABILIDADE: Desenvolve rela- cionamentos positivos com alunos, professores, funcionários, dire- ção, pais e responsáveis e atua de forma corresponsável, tendo em vista o desenvolvimento dos alunos e dos profissionais da escola.