Quais são as pragas do limão?

Perguntado por: iperes . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

As principais pragas do limoeiro

  • Ácaros.
  • Cochonilha (lapa)
  • Lagarta mineira.

Os sintomas iniciais caracterizam-se pelo aparecimento de lesões pardas na base ou no colo da planta, nas raízes e nos galhos baixos, não raro ocorrendo exsudação de goma pelo fendilhamento.

Faça uma limpeza nas árvores durante o inverno. Retire os ramos-ladrões e também os doentes e secos da planta. Utilize calda bordalesa e pincele no local dos cortes. Os limoeiros precisam de muita água para crescerem, no entanto, não se dão bem com solos encharcados.

Em plantas de citros, como por exemplo, limão, laranja e bergamota, além dos inseticidas naturais, você pode aplicar uma solução de leite cru a 30%.

Experimente usar um chá forte de cavalinha, uma erva medicinal super potente. Ferva 1 litro de água, desligue, coloque 400 g de cavalinha picada, tampe e espere uns 15 minutos. Coe, deixe esfriar e borrife a planta, frente e verso, uma vez por semana, durante um mês.

  • Gomose Melanose. Verrugose Podridão de frutos.
  • Rubelose Estrelinha. Antracnose Pinta preta.
  • Mancha de Alternária. Fungos de revestimento.

Pragas Primárias
São aquelas que ocorrem todos os anos, em altas populações, provocando danos econômicos e por isso requer medidas de controle. O ácaro da ferrugem, a orthezia a larva minadora (em viveiro ou pomar novo), a cochonilha escama farinha e broca do tronco, são consideradas pragas primárias.

Psilídeo Diaphorina citri
Os psilídeos se alimentam da seiva de todas as variedades de citros, sendo também um transmissor de bactéria causadora do greening. Que atualmente é a doença de maior impacto econômico na citricultura em nível mundial. Portanto, é preciso controlar a presença dos psilídeos na plantação.

Regue a mudinha a cada três dias na primeira semana, depois, basta molhar para manter a terra úmida. Para evitar que os frutos rachem ainda no pé, regue o limoeiro em abundância durante o período de frutificação.

Para combater o ataque de cochonilha, recomenda-se o emprego de inseticidas específicos junto com óleo mineral. Os produtos, que devem ser comprados com a apresentação de receituário agronômico, podem ser adquiridos em casas agropecuárias no varejo local com a supervisão de um agrônomo ou técnico agrícola.

Geralmente, a melhor época para podar esta árvore são os primeiros meses do ano — janeiro e fevereiro — e os primeiros meses do verão (junho e julho). Mas isto pode variar em função do estado da árvore. Quando o limoeiro é jovem, pode-se podar em qualquer altura do ano, sempre que não exista o risco de geadas.

Folhas enrugadas em pomares de limão podem ser resultantes do ataque de pulgões, larva-minadora ou deficiência mineral. Nos limoeiros e em outras plantas os pulgões normalmente excretam o excesso de substância açucarada que sugam (seiva), atraindo formigas que acabam esparramando o líquido pela superfície da folha.

Ferro. Sintomas de clorose de ferro, ou amarelamento no citros, primeiramente aparece em folhas jovens. Sob deficiência severa, as folhas quase adquirem coloração branca, ficam atrofiadas e caem prematuramente. A cultura do limão é mais sensível à deficiência de ferro do que laranjas e toranjas.

O limoeiro é uma árvore que precisa de luz e umidade, por isso você deverá plantá-la em um lugar onde pegue bastante sol e regá-la assiduamente.
...
Vai precisar de:

  1. Adubo rico em nutrientes.
  2. Sementes de limoeiro.
  3. Água.
  4. Tesoura de podar.
  5. Alicates.

Tipo de sintoma: Mancha escura foliar, mofo preto. Sintomas: A ocorrência da fumagina está associada ao ataque de pragas, como por exemplo, as cochonilhas. Estes insetos produzem secreções açucaradas sobre a planta que servem de alimento para o fungo.

A fumagina é ocasionada pelo fungo Capnodium citri, que ataca principalmente folhas, mas pode alastrar-se por galhos e frutos. O fungo não tem a capacidade de penetrar nos tecidos, mas recobre as folhas com seus micélios de coloração preta (Figura 1).

“É só misturar uma parte de vinagre com duas partes de água e borrifar nas plantas para se ver livre do problema. Além disso, trocar o vinagre por leite de magnésia resolve a situação”, ensina.

E porque o vinagre ajuda a remover ferrugem das ferramentas: O vinagre contém tipicamente 5-20% de ácido acético por volume. O ácido acético é produzido pela fermentação de etanol ou açúcares por bactérias ácidas acéticas e é um excelente agente removedor de ferrugem e outros depósitos.

Misturando limão e bicarbonato de sódio
A ação do bicarbonato de sódio sobre o ácido cítrico do limão forma gás carbônico. Justamente, esse é o responsável por promover a limpeza das peças com ferrugem.

Quando as ferramentas estiverem enferrujadas, uma dica para tirar ferrugem é usar os truques caseiros, como o uso do vinagre branco ou limão e bicarbonato. O vinagre, como vimos, é usado na remoção de ferrugem de diversos materiais, podendo ser usado também em suas ferramentas como alicates e chaves.

Para retirar o fungo preto das folhas, faça aplicação de calda com 1% de óleo mineral ou vegetal, repetindo o procedimento com um intervalo de 10 dias.