Quais são as Pomba Gira da praia?

Perguntado por: dquarteira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Sendo estas: Cablocos, Preto Velhos, Cosmes, linha de oxum, linha Yemanjá, linha de Ogum e Quimbanda segundo Hélio de Odé.

Ao lado do pote, acenda uma vela roxa sobre um pires, com cuidado para não se queimar, e ofereça a uma Pombagira pedindo proteção.

Maria Padilha, Cigana, Sete Saias, Maria Mulambo, Maria da Praia, Princesa Malvada e Rosa Vermelha são as mais conhecidas e marcam presença na Festa da Moça.

Ela assume a chefia de falanges de “espíritos de luz”, comandando espíritos de caboclos e iaras que, muitas vezes, recebem nomes alusivos a tal aspecto, como exemplo: Caboclo do Mar, Caboclo Estrela do Mar, Janaína, Cabocla Iara etc.

Iemajá

Considerada a rainha do mar no Brasil, Iemajá é um orixá feminino – divindade africana das religiões Candomblé e Umbanda. Seu nome tem origem nos termos do idioma africano Yorubá “Yèyé omo ejá”, que significa “Mãe cujos filhoes são como peixes”. É o orixá das águas doces e salgados dos Egbá, nação Iorubá.

Segundo a crença, as suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a cachaça, o espelho, as bijuterias e batons.

Maria Padilha

De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”

Soma-se a elas a Colondina – uma Pombagira, entidade que traz nos gestos inúmeras possibilidades de manifestação do feminino. “São referências essenciais em um momento de transformação para as mulheres, que buscam saídas para desenvolver potências e desejos”, explica Ilana.

Atualmente existem um grande número de Exus e Pomba-giras. A Pomba- gira Menina da Praia está na linha, ou subdivisão da Quimbanda, relacionada ao mar. Junto com a Pomba-gira da Praia e Exu Maré.

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

Trabalha com os Exus da Linha das Almas, e é uma das grandes associadas do Exu Tranca Ruas das Almas. A visão que se tem de Maria Padilha é na forma de uma linda mulher de estatura mediano-alta, magra, de cabelos e olhos negros, cabelos longos e lisos, com roupas muito curtas e sensuais.

Também tem a encruzilhada em T onde são feitas as entregas para Pomba-gira. As encruzilhadas também são chamadas de fêmea, em formato de T para Pomba-giras, macho, em formato de cruz para Exus e Exus Mirins e mista, quando pode se oferecer tanto a exu como a pomba-gira.

Pombagira: 08 de março, juntamente com o Dia Internacional das Mulheres. Exu: 24 de gosto e 13 de junho (no sincretismo com Santo Antônio)

A Rainha das Águas é cultuada como a padroeira dos pescadores. Dessa forma, ela protege aqueles que entram no mar para pescar. Além disso, Iemanjá protege a vida marinha e controla a maré. O orixá feminino ainda está associado às causas da fertilidade feminina e do amor romântico.

Filhas de Iemanjá - Pomba Gira Sete Saias: letras e músicas | Deezer.

Peixes

Peixes - com suas lindas cores tem a proteção da Grande Mãe Yemanjá.

Segundo Augras (2004), tais animais, por serem o prato votivo do orixá, devem ser evitados pelos seus filhos, como é caso do pato, animal sagrado para Yemanjá.

Simpatia para atrair paz e prosperidade
Você irá misturar pétalas de rosas brancas, arroz cru e um perfume de sua preferência e passar pelo corpo. Olhando para o mar, reze para Iemanjá pedindo paz e prosperidade para o seu ano.

Desesperada por estar em conflito com os três filhos, Iemanjá chorou tanto que se derreteu e formou um rio que correu para o mar. Yemanjá seria a filha de Olokum, deus (em Benin e em Lagos) ou deusa (em Ifé) do mar.