Quais são as plantas que vivem fixas no tronco de outros vegetais?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

São plantas que vivem sobre outras plantas usando-as como suporte. Não são parasitas, isto é, não retiram da planta suporte nenhuma seiva. As principais epífitas são as orquídeas, bromélias e cactáceas.

  • Barba de velho
  • Ninho-de-passarinho
  • Ascocenda
  • Orquídea-tigre
  • Cravo-do-mato
  • Racomitrium canescens

As epífitas encontram nas árvores o micro-habitat ideal para seu estabelecimento, como fissuras nos troncos e depressões, onde ocorre acúmulo de matéria orgânica, o que permite que essas plantas se fixem e assim possam obter nutrientes, alcançar maiores altitudes e maior disponibilidade de luz solar, essencial para seu ...

As plantas são divididas em briófitas (as mais simples, sem vasos condutores de seiva), pteridófitas (já têm vasos condutores de seiva, mas não têm flor nem semente), gimnospermas (que têm sementes não revestidas, como o pinhão, do pinheiro do Paraná), e as angiospermas (plantas com sementes revestidas em frutos e que ...

Didaticamente, as plantas são divididas em quatro grupos principais, tomando como base características como a presença ou ausência de vasos condutores, sementes, flores e frutos. Esses grupos são as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

As plantas epífitas, tais como orquídeas e samambaias, são espécies que se desenvolvem sobre outras plantas sem lhes causar nenhum prejuízo. As plantas epífitas (epi = em cima; fito = planta) são aquelas que vivem sobre outras plantas sem que ocorra parasitismo.

Não possuem raízes, caules, folhas
As briófitas são plantas originadas de algas e foram as primeiras a se desenvolver em locais terrestres durante o período geológico Siluriano.

A principal diferença entre epífitas e parasitas é que epífitas dependem apenas de outras plantas para suporte físico, enquanto os parasitas obtêm nutrientes e outras necessidades de seus hospedeiros. O que são epífitas? Epífitas são as plantas que crescem em outras plantas.

Epifítico (epífitas): planta que vive sobre outra, sem parasitá-la. Principalmente herbáceas, usam outras plantas para sustentá-las e não têm ligação com o solo. Herbáceo (erva): planta de pequeno porte, caule não lenhoso. Pode ser anual, bianual ou perene.

As plantas herbáceas, popularmente conhecidas como “ervas”, têm caules flexíveis ou não lenhosos (não formam madeira), com altura geralmente de pequeno porte. Exemplos: grama, bananeira, bambu, dente-de-leão, maria-sem-vergonha, orégano, margarida, arroz, alface.

Epífitas são plantas que crescem sobre outros vegetais utilizando-os apenas como suporte mecânico em alguma fase da vida.

Inquilinismo é a relação ecológica em que uma espécie vive sobre ou no interior de outra espécie, sem prejudicá-la. O principal recurso buscado pelo inquilino é abrigo e moradia. Bromélias, orquídeas e samambaias que vivem em cima de árvores podem ser citadas como exemplo.

AS PLANTAS QUE VIVEM NA ÀGUA SÃO CHAMADAS DE AQUÁTICAS.

Um exemplo de plantas parasitas são as espécies do gênero Cuscuta da família Convolvulaceae, como a Cuscuta racemosa, popularmente conhecida como cipó-chumbo, uma liana nativa do Brasil, encontrada no Cerrado e na Mata Atlântica.

Podemos dividir as plantas em quatro grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

Podemos classificar as plantas, para fins didáticos, em quatro grupos básicos: briófitas, pteridófitas (plantas vasculares sem sementes), gimnospermas e angiospermas.

Flor e fruto: estruturas encontradas unicamente nas angiospermas. As angiospermas correspondem à grande maioria das plantas que vemos em nosso dia a dia, estando distribuídas nos mais diversos ambientes e se apresentando nas mais diversas formas e tamanhos.

Samambaias e avencas são exemplos de pteridófitas.