Quais são as plantas que curam doenças?

Perguntado por: nassuncao . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Plantas medicinais são alternativa no tratamento de diversas doenças

  • Veja abaixo a indicação de plantas medicinais.
  • Alecrim. Indicação: Cicatrização, dor articular, repelente de insetos, tratamento contra piolhos, queda de cabelo, tempero de comida.
  • Aroeira. ...
  • Arruda. ...
  • Boldo. ...
  • Capim-Cidreira. ...
  • Erva-Doce. ...
  • Goiaba (folha)

Quais são as plantas medicinais mais utilizadas no Brasil?

  • BABOSA (Aloe vera) Como usar Compressas e lavagens com a seiva da folha. ...
  • CAMOMILA (Matricaria chamomilla) Como usar Chá da flor seca. ...
  • GUACO (Mikania glomerata) ...
  • QUEBRA-PEDRA (Phyllanthus niruri) ...
  • BOLDO (Plectranthus barbatus) ...
  • GENGIBRE (Zingiber officinale)

Anti-inflamatório natural: 5 plantas que desempenham essa função

  • 1.1 Pequi.
  • 1.2 Posidonia oceanica.
  • 1.3 Acácia-branca.
  • 1.4 Copaíba.
  • 1.5 Sabugueiro.

O que são as Plantas Sagradas? São plantas consideradas muito especiais, pois podem proporcionar cura, autoconhecimento e o despertar da consciência espiritual.

o Chá de Sara Tudo ou Cura Tudo é utilizado em asseios e lavagem vaginal, corrimento, inflamações e até tumores no útero. Serve também para lavar golpes e ferimentos em geral.

O chá de alecrim pode auxiliar no alívio de sintomas gastrointestinais, como a sensação de queimação ou inchaço na barriga. Seu uso pode ser benéfico também em pessoas que apresentam pressão baixa, pois a ação tônica e estimulante da erva promove a circulação.

O grande benefício do mastruz é que ele tem atuação antiparasitária, funcionando como vermífugo natural. Além disso, por ter propriedades antissépticas, essa planta também é ótima para tratar infecções, pois combate a proliferação de fungos e bactérias no organismo.

O boldo é uma planta rica em propriedades medicinais, muito utilizada como recurso caseiro principalmente para estimular as funções do fígado, melhorar a digestão e aliviar sintomas de ressaca. Apesar de promover diversos benefícios, é necessário ter cautela em relação ao seu uso abusivo.

A babosa é muito conhecida por suas propriedades calmantes, cicatrizantes, anestésicas, antitérmicas e anti-inflamatórias, além de ser ótima para hidratar o cabelo e cuidar da pele. Desde 2011, a Anvisa proíbe a comercialização de sucos ou outros alimentos industrializados contendo Aloe vera.

7 chás anti-inflamatórios poderosos no combate às inflamações

  1. Chá de hortelã ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cravo da índia e gengibre. ...
  4. Chá de cúrcuma. ...
  5. Chá de agrião. ...
  6. Chá de macela. ...
  7. Chá de erva-doce.

A planta coroa de cristo
Originária de Madagascar, a coroa de cristo (Euphorbia milii) é muito resistente, considerada de fácil cultivo, sendo utilizada como planta ornamental em jardins e também como cerca viva, devido à presença dos numerosos espinhos.

Rosa amarela: amizade, alegria, saúde e sucesso.

O cipreste italiano ficou conhecido por ser uma árvore extremamente longeva, podendo viver mais de um milênio, desde que seja cuidado adequadamente.

A unha-de-gato já é utilizada na produção de anti-inflamatórios. Possui efeitos benéficos no tratamento de amigdalites, artrite, sinusite, bursite, rinite e problemas digestivos. A planta também é benéfica para o tratamento de doenças reumáticas e musculares, principalmente na terceira idade.

As folhas e a casca da planta são usadas para tratar feridas, distúrbios gástricos, reumatismo e hipertensão.

Concluiu-se assim que o uso dos fitoterápicos, garra-do-diabo e unha-de-gato, mostrou-se eficaz no tratamento da exacerbação da dor em pacientes com OA de coluna lombar.

Banhos quentes com óleo de alecrim ou extrato de tomilho, seguidos de massagem com óleo de rosas em temperatura ambiente, também aliviam a dor. Banho em fontes termais quentes também faz bem.

A hortelã comum, conhecida cientificamente como Mentha spicata, é uma planta medicinal e aromática, com propriedades que ajudam a tratar problemas digestivos, como má digestão, enjoo ou vômitos, por exemplo, e também tem efeitos calmantes e expectorantes.

A nutricionista Nairana Borim, do Centro de Nutrição do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, pontua também que o chá de hortelã ajuda a combater o inchaço e a flatulência. Outro uso interessante da erva é no alívio de náuseas e enjoos, justamente graças as propriedades que aliviam as contrações do estômago.

CHÁ DE LOURO: PARA QUE SERVE? O chá de louro é conhecido pela sua ação anti-inflamatória, diurética, antioxidante, digestiva e anti-reumática. Geralmente, a parte utilizada do louro são suas folhas, que são ricas em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C, além de possuir ação diurética.

O chá desta especiaria é indicado para ação anti-inflamatória e antioxidante; fortalecimento do sistema imunológico; melhora da digestão; combate aos fungos e bactérias e estímulo à digestão.