Quais são as plantas de Exu?

Perguntado por: amota . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Banho Exú é um mix de 7 ervas na força de Exú, recomendado para quem precisa de FORÇA, LIMPEZA PROFUNDA e PROTEÇÃO constante. Banho Exú auxilia você que está passando por dificuldades financeira, materiais e espirituais. Contém as seguintes ervas: aroeira, gengibre, hortelã, picão preto, pau tenente, limão e pitanga.

Para preparar este tipo de banho devemos utilizar ervas quente como: arruda, guiné, aroeira, folhas de fumo, entre outras.

Oxalá (21/01 a 19/02) - Alecrim.

Uva, melão principalmente suas sementes com mel, frutas brancas, obí branco.

Por que alimentar o Exu? Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça. Ele é conhecido por comer de tudo e é o primeiro a ser servido nos rituais do candomblé.

Nanã – Verbena, Flores do campo, Dálias, Manacá, Crisântemos. Ibeji – Onze horas. Exu – Cravos vermelhos. '

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", que são sete, e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá.

Um dos assuntos que mais causa polêmica nos adeptos dos cultos afro-brasileiros é o ritual de assentamento de Exu. Assentar ou fazer alguém tomar assento significa fazer com que algo ou alguém seja colocado sobre uma fundação, ajustando as energias e aplicando-as para diversos fins. O Exu não possui corpo material.

Exú - Aroeira, Gengibre, Hortelã, Picão Preto, Pau Tenente, Limão, Pitanga 100% Ervas de Verdade Banho com 7 ervas ligadas à energia espiritual de Exú.

Arruda: Planta aromática usada nos rituais porque Exu a indica contra maus fluidos e olho-grande. Suas folhas miúdas são aplicadas nos ebori, banhos de limpeza ou descarrego, o que é fácil de perceber, pois se o ambiente estiver realmente carregado a arruda morre.

As folhas sagradas de exu são maceradas com enxofre, mercúrio, carvão vegetal, inúmeros tipos de pimentas, não pode faltar (atarê, lelecum, begerecum, aridã e aberê). Pelo menos sete tipos de metais são colocados: Ouro, prata, cobre, zinco, ferro, níquel e estanho, depois de ser banhado em água sagrada.

ÒGÚN - OGUM

ÒGÚN - OGUM: Canela, por ser estimulante, acentua a determinação. Deve ser usada para abertura de caminhos e em entrevistas de emprego.

A Alfazema é planta de mamãe Iemanjá e mamãe Oxum. Essa introdução é pra você entrar em conexão e lembrar de todos os sentidos que a alfazema desperta com suas cores, aroma e textura. Mas não só isso, alfazema também é planta ritualística e pode ser usada em banhos, defumações e benzimentos.

Sabemos que Exu gosta de carne, então podemos dar carne ao Exu, sem necessariamente fazer um sacrifício animal. Só que cada linha de Exu tem uma preferência, partindo de carne bovina, suína e também de frango a até mesmo formas diferentes de apresentação das mesmas.

O alimento mais associado a Omolu é a pipoca, que faz menção às várias marcas que a varíola deixou em seu corpo. No Brasil, este orixá é comumente associado às imagens de São Roque e São Lázaro.

Oferendas a Exu Mirim
O Exu Mirim adora oferenda com doces e brinquedos, mas você também pode levar guaraná, morango, romã, maçã, cereja, acerola, pêssego, maracujá, goiaba vermelha, ameixa escura e manga.

O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.