Quais são as pessoas que não podem tomar vacina da Covid?

Perguntado por: omoraes3 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

Todas as vacinas Covid-19 atualmente disponíveis são contraindicadas para pessoas com histórico de reação alérgica grave (por exemplo, anafilaxia) após dose anterior ou a qualquer componente da fórmula.

- Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão. - Pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias). - Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise. - Pacientes oncológicos que realizaram tratamentos quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses.

O Ministério da Saúde não recomenda a imunização de pessoas gripadas.

A Secretaria Municipal da Saúde alerta que nem todos os hipertensos se enquadram nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para se vacinar contra a Covid-19. A imunização contempla apenas os casos mais graves. O PNI definiu três tipos de hipertensão, com características distintas.

As vacinas que não podem ser aplicadas no mesmo dia são: febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); varicela (catapora) e a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), todas compostas de vírus vivos atenuados. Esta orientação é especialmente dirigida para crianças entre 12 e 23 meses de idade.

Sim, entre as reações adversas da vacina de febre amarela estão dores de cabeça, dores musculares e febre. Em casos mais raros, a criança pode apresentar hipersensibilidade e doença pelo vírus da vacina.

A gripe não constitui uma contraindicação formal à aplicação da vacina.

Quantas doses são necessárias e qual o intervalo de tempo entre as aplicações? O esquema vacinal completo é composto por duas doses. Conforme os estudos clínicos e indicação na bula, o intervalo entre a primeira e a segunda deve ser de 14 a 28 dias para aplicação da segunda dose.

Reações muito comuns: podem ocorrer em 10% dos pacientes e envolvem dor de cabeça, nas articulações, nos músculos e no local de injeção, além de cansaço e calafrios. Reações comuns: podem ocorrer entre 1% e 10% dos pacientes. Envolvem diarreia, vômito, febre, inchaço e vermelhidão no local de injeção.

Pessoas resfriadas ou com rinite alérgica podem ser vacinadas? Compartilhar: Sim. As vacinas são contraindicadas apenas em caso de doenças agudas graves que incluem febre.

A vacina da gripe deve ser tomada, de preferência em maio, antes do inverno. O agente causador dessa infecção viral muda de forma constantemente, por isso é necessário tomar as doses da vacina todo ano. Porém, não é recomendável tomar o imunizante quando se está com sinusite.

A recomendação atual é adiar a vacinação para os pacientes que apresentarem febre ou sintomas respiratórios no dia da aplicação até sua recuperação total. Além de que pessoas com sintomas respiratórios não devem circular até que estejam plenamente recuperadas, assim evitando a propagação de doenças.

Quais são os exames para diagnosticar a doença?

  1. Urina simples;
  2. Glicemia de jejum (sangue);
  3. Sódio e potássio (sangue);
  4. Creatinina (sangue);
  5. Colesterol total, HDL e triglicerídeos (sangue);
  6. Hemograma (sangue);
  7. Eletrocardiograma de repouso.

Todos os homens e mulheres com 60 anos ou mais de idade, mesmo aqueles que são cardíacos, asmáticos, diabéticos, hipertensos, os que têm insuficiência renal e hepática, portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus HIV ou outro estado associado a baixa imunidade, devem tomar a VACINA CONTRA GRIPE no posto de ...

Posso tomar meu remédio de uso contínuo antes ou depois de receber a vacina? Na maioria dos casos, pode. Analgésicos comuns, daqueles que são comprados sem receita médica (dipirona, paracetamol e outros anti-inflamatórios não esteroidais) podem ser usados porque não interferem com a vacinação.

Os resultados apontam que sete dias após a 2ª dose da vacina da Pfizer houve proteção de 95% a 100% contra a Covid-19. Depois de seis meses, a proteção se manteve em 100% em um grupo de pessoas, mas chegou a reduzir para 86% em outras, principalmente na América Latina, incluindo Brasil e Argentina.

O Ministério da Saúde passou a recomendar que não sejam aplicadas as vacinas Astrazeneca e Janssen na população com menos de 40 anos, caso estejam disponíveis vacinas de outros fabricantes.

As vacinas aplicadas em idosos do Município, de acordo com o Calendário Nacional de Imunização, são: Influenza (gripe), Hepatite B, dT (dupla adulto) contra Difteria e Tétano, Pneumocócica 23 Valente (contra pneumonias, meningites, otites, sinusites, artrites e outras), Covid-19, aplicada em duas doses do esquema ...

Contraindicação. Além da contraindicação para pessoas que são alérgicas a algum dos compostos da fórmula da vacina antitetânica, pacientes que estejam apresentando febre ou outros tipos de infecções também deve evitar receber a vacina durante o período.

A Pfizer - junto à BioNTech - foi a primeira indústria farmacêutica a desenvolver uma vacina usando a plataforma de RNA mensageiro, e com comprovação da segurança dessa vacina pelos estudos clínicos.